Flávio e Edivaldo entregam a nova entrada de São Luís e autorizam obra da Forquilha

16944_2v5j1655A parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís segue melhorando a qualidade de vida na capital maranhense. Na noite de sábado (11), o governador Flávio Dino e o prefeito Edivaldo inauguraram a obra de revitalização e urbanização do retorno do aeroporto, dando uma nova cara para a entrada da cidade. Na ocasião, eles também assinaram a ordem de serviço para intervenção no retorno da Forquilha.

De acordo com o governador Flávio Dino, a obra no retorno do aeroporto tem, essencialmente, o objetivo de melhorar a mobilidade urbana de São Luís, mas também influi no aprimoramento da porta de entrada de uma cidade que tem grande potencialidade turística. “E é isso que nós estamos buscando aqui. Vejam que não se trata apenas do novo traçado das vias urbanas, mas se trata também de um projeto de urbanização, paisagismo e de iluminação”, destacou o governador.

A obra de revitalização e urbanização do retorno do aeroporto, que abrange as avenidas Guajajaras, Franceses e Libaneses, foi executada pelo Governo do Estado a partir de projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). O projeto contemplou ainda a sinalização vertical, horizontal e semafórica para devida orientação de pedestres e motoristas, bem como intervenções de reordenamento do trânsito na área e reforço na iluminação, com a instação de luminárias de LED.

Para o prefeito Edivaldo, as intevenções realizados no local são muito importantes, pois no trecho existia um engarrafamento histórico, que se estendia por grande parte da extensão da BR-135, porta de entrada da cidade.

“Temos investido muito em intervenções viárias que solucionam demandas graves de mobilidade urbana na capital. A entrada da nossa cidade há muito merecia essa atenção. As melhorias realizadas aqui proporcionaram mais segurança e fluidez ao trânsito nesse ponto da cidade onde se verifica intenso fluxo de veículos entrando e saindo da capital. A área também está melhor estruturada e recebeu reforço de iluminação e intervenções paisagísticas”, disse o prefeito Edivaldo.

Edivaldo ressaltou também que as parcerias efetivadas entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís têm viabilizado a solução demandas antigas vivenciadas pela população ludovicense, a exemplo da ponte Pai Inácio, que foi entregue na semana passada após décadas de espera da população.

Ângela Carmem, moradora do bairro São Bernardo, esteve presente na solenidade de inauguração da obra e fez questão de agradecer pessoalmente ao governador e ao prefeito pela intervenção que melhorará o tráfego na região. “Acabou com o engarrafamento, sem contar que a entrada da nossa capital ficou uma lindeza. A gente só tem a agradecer ao prefeito e ao governador que estão em comunhão, trabalhando juntos. Está dando certo essa parceria”, enfatizou.

16944_2v5j1827

RETORNO DA FORQUILHA

Sonho de décadas dos moradores da Região Metropolitana de São Luís, a melhoria da fluidez no tráfego no retorno da Forquilha também será contemplada com intervenções de trânsito. A remodelação do retorno prevê também serviços de drenagem superficial e profunda, novo revestimento asfáltico, além de um retorno na Avenida Guajajaras e alterações na rotatória da Forquilha e na Forquilhinha, como é conhecida a interseção com a Estrada da Maioba.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, enumerou uma série de intervenções em benefício da mobilidade urbana que estão sendo feitas em parceria entre Governo e Prefeitura, como as 14 vias interbairros, e realçou que o principal objetivo é diminuir os impactos do trânsito na vida das pessoas. “Às vezes a gente fala apenas daquilo que há de mais concreto na intervenção física e esquece o que efetivamente isso ajuda a melhorar a qualidade de vida da população, pois o trânsito é, de fato, elemento de estresse do dia a dia”, pontuou.

Segundo o secretário municipal de trânsito e transportes, Canindé Barros, o projeto inclui serviços estruturais e diversas intervenções para melhoria do tráfego na área como drenagem profunda, pavimentação de avenidas e o recapeamento das vias alternativas. Os serviços devem beneficiar o tráfego na região da Forquilha e o acesso das avenidas Guajajaras, Jerônimo de Albuquerque e as MA 201 e 202.

A intervenção prevê também a retirada da rotatória da Forquilha, que se transformará num cruzamento semafórico de dois tempos, válido para os sentidos Maiobão-Anil-Maiobão. O objetivo é dar mais fluidez ao tráfego naquela área a partir da criação de quatro alças livres nas extremidades do cruzamento. A intervenção vai colaborar para reduzir ou eliminar congestionamentos nos sentidos Anil-aeroporto, Maiobão/Cohab e Cohab-Aeroporto.

Serão feitas intervenções também nas Avenidas Jerônimo de Albuquerque e Guajajaras, no mesmo sentido da agência do Banco do Brasil, tanto próximo ao Centro Elétrico quanto nas imediações do Pop Center. Na área da Forquilha, alguns trechos de mão dupla passarão a ter mão única. A intenção é melhorar o tráfego nos sentidos Maiobão-Aeroporto, Anil/Cohab e Aeroporto-Guajajaras. As intervenções de trânsito devem entrar em vigor depois da conclusão das obras estruturantes na área.

Participaram do ato de inauguração, secretários estaduais e municipais, deputados, vereadores e a comunidade em geral, numa grande festa popular com a apresentação do boi Brilho da Ilha.

Veja como ficará a intervenção da Forquilha:

11 pensou em “Flávio e Edivaldo entregam a nova entrada de São Luís e autorizam obra da Forquilha

  1. Eu vi o vídeo do conceito do projeto! É o que dá para fazer de melhor, mas tem também que dar fluidez uns 300 metros mas à frente, no encontro da Estrada da Maioba com a Estrada de Ribamar. Alí é um embróglio! Se não fluir alí, não vai adiantar muito.

    Veja o exemplo da liberação da Pai Inácio…. liberaram lá e não deram fluidez no entorno da frente da APA do Itapiracó, que tá um inferno de congestionado.

    Qual o problema com a engenharia de trânsito desses órgãos? PUTZ.

    Trânsito é fluidez, não largura de via. Largura só aumenta o entulho de carros e aumento da pressão no gargalo.

  2. Tou gostando de ver, se no retorno da Forquilha seguir o padrão do retorno do tirirical e das últimas intervenções que foram feitas, com certeza teremos uma melhoria na mobilidade daquela região.

  3. Gente essa obra no retorno do São Cristóvão foi a melhor coisa que fizeram, melhorou o fluxo de carros e chego mais rápido em casa. Não vejo a hora dessa obra da Forquilha também que é de carater emergencial praticamente. Parabéns prefeitura e governo.

  4. Esse retorno do Aeroporto ficou bem bonito e prático. Uma alteração simples, mas significativa. Espero que o da Foquilha seja tão bom quanto está no projeto.

  5. Essa obra do retorno do aeroporto além de melhorar a mobilidade urbana trouxe uma bela recepação para os turistas que chegavam na cidade e se deparavam com um baita trânsito e com o descuido com as ruas de São Luis.

  6. Além de melhorar o fluxo de veículos daquela região, o primeiro contato dos turístas, e moradores, com São Luis vai melhorar considerávelmente.

  7. Essa sim vai ser uma baita e maravilhosa obra: forquilha. Esse lugar a tempos precisa ser visto pelo poder público. Que venham mais obras como essa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *