Gilmar Mendes quer pisada no freio nos pedidos de prisão de Sarney, Renan e Jucá: “cautela”

gilmarmendesO ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes demonstrou que tentará freiar a possibilidade de prisão de figurões do PMDB. Ele disse que é preciso ter cautela para examinar os pedidos da Procuradoria-Geral da República para prender o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ); o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL); o ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) e o senador Romero Jucá (PMDB-RR) no âmbito da Operação Lava-Jato.

— Isso tem que ser examinado com muita cautela porque, em relação a parlamentares, a Constituição só prevê a hipótese de prisão em flagrante de crime inafiançável. Portanto, é preciso que isso fique caracterizado — disse em entrevista, antes de participar de um seminário na Procuradoria Geral do Estado do Rio.

Quando apertado sobre o caso do ex-senador Delcídio Amaral (sem partido-MS), que também apareceu em gravações tentando obstruir o trabalho da Justiça e isso foi entendido como flagrante, Gilmar ficou acuado e tentou explicar.

— Não conheço os fundamentos que o procurador traz (para pedir a prisão de Cunha, Sarney, Renan e Jucá). Certamente, isso vai ser apreciado pelo relator. Agora, o fato de criticar a Lava-Jato ou o fato de dizer que a delação de presos deveria ser evitada, isso são opiniões. Há doutrinadores e advogados que também criticam. Isso, por si só, não é crime.

2 pensou em “Gilmar Mendes quer pisada no freio nos pedidos de prisão de Sarney, Renan e Jucá: “cautela”

  1. Esse Gilmar Dantas, tem que ser “impichado’, defensor de bandido, descarado, devogado dos tucanos, uma vergonha para o judiciário do Brasil. O ex-Ministro Nelson Barbosa falou pra esse Gilmar sair as rua da uma volta pra ver se ele tinha coragem de enfrentar o povo com sua atitude de protetor de políticos. e banqueiro corrupto, ele não aceitou. Esse bonachão é uma vergonha para o Brasil, ele está na lista da Odebrech, um salafrário desses, fica cantando de galo e fica porisso mesmo. Quando o Brasil vai criar vergonha na cara, deixar de ser uma Republiqueta?. Não vai demorar creio em Deus…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *