Polícia Federal deve investigar notícia falsa sobre aumento de passagem

policiafederalFoi protocolada na Polícia Federal a abertura de inquérito policial para apuração da autoria e materialidade da falsa notícia espalhada em grupos e Whatsapp no último dia 26 de agosto sobre um suposto aumento da passagem de ônibus.

A falsa notícia usava o mesmo layout de forma indevida do Jornal O Estado Maranhão no intuito de atacar, de forma eleitoreira, o candidato à reeleição, Edivaldo Holanda Júnior (PDT). O veículo, no mesmo dia, divulgou nota informando a inverdade, aduzindo que terceiros fizeram uso indevido do layout da sua página virtual.

Não se sabe até o momento quem iniciou a fraude. Para tanto, foram solicitadas providências para a persecução penal, com a identificação dos IP’s das máquinas para saber a primeira que noticiou o fato falso, em busca da autoria do delito.

Favorito nas pesquisas, a falsa noticia começou a ser espalhada nas redes sociais para atacar o atual prefeito, após a prefeitura de São Luís  anunciar a chegada de novos ônibus à capital.

O delito configura-se previsto no artigo 323 do código eleitoral: divulgar, na propaganda, fatos que sabe inverídicos, em relação a partidos ou candidatos e capazes de exercerem influência perante o eleitorado.

IMG-20160830-WA0073

IMG-20160830-WA0074IMG-20160830-WA0072

4 pensou em “Polícia Federal deve investigar notícia falsa sobre aumento de passagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *