Enfim, um final de semana para banho nas praias de São Luís

Relatório da balneabilidade. Após muitos anos, um final de semana que de fato, "deu praia" na Ilha

Relatório da balneabilidade. Após muitos anos, um final de semana que de fato, “deu praia” na Ilha

Este fim de semana foi marcado por um novo momento para para a capital maranhense. A cidade litorânea viva a vergonha de ter quase a totalidade de suas praias improprias para o banho. Mas neste fim de semana, as pessoas puderam entrar no mar com a certeza de ter águas comprovadamente limpas.

Na última quinta-feira (1º) foi divulgado laudo da secretaria estadual de Meio Ambiente que mostrou que mais de 90% dos pontos das praias de São Luís e São José de Ribamar, onde foram coletadas amostras de água, estão aptos ao banho. A análise foi realizada entre 20 e 28 de agosto, pelo Laboratório de Análises Ambientais (LAA) da Sema.

As praias liberadas são: Ponta d’Areia (ao lado do Forte Santo Antonio; atrás do Hotel Praia Mar; atrás do Bar do Dodô; em frente à Praça de Apoio ao Banhista; em frente ao Edifício Herbene Regadas; e em frente ao Hotel Brisa Mar), São Marcos (em frente aos Bares Do Chef e Marlene’s; em frente à Barraca da Marcela; em frente ao Agrupamento Batalhão do Mar; em frente ao Ipem e ao Bar Kalamazoo; Foz do Rio Calhau), Calhau (à direita da elevatória II da Caema; em frente à Pousada Tambaú; em frente ao Bar Malibu), Olho d’Água (à direita da Elevatória Iemanjá II), Praia do Meio (São José de Ribamar) e Araçagi (São José de Ribamar). Já os pontos considerados inadequados estão localizados nas praias da Ponta d’Areia (Em frente ao Edifício Herbene Regadas) e do Olho d’Água (A direita da Elevatória Pimenta I).

Este resultado é fruto do programa Mais Saneamento, que pretende tratar 70% do esgoto de São Luís até 2018. Com um investimento de R$14 milhões, as obras foram iniciadas em 2015 pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema).

1 pensou em “Enfim, um final de semana para banho nas praias de São Luís

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *