Governo prepara vasta programação para celebrar os 404 anos de São Luís

foto 1_handson chagas_sectur_05082016 - governo estende programação de música no espigão costeiroO mês de setembro terá uma vasta programação, com várias atrações culturais para celebrar os 404 anos de fundação da cidade de São Luís, comemorado no dia 8 de setembro. Em alusão à data, o Governo do Maranhão preparou uma ampla programação a ser realizada durante o mês de setembro em vários pontos da cidade. A festa será realizada nas praças Nauro Machado (Centro Histórico), Lagoa da Jansen e no Espigão da Ponta D’Areia, e o público já pode contar com espetáculos teatrais, shows musicais, espetáculos circenses, roda de capoeira e apresentação de grupos folclóricos.

Ao anunciar a comemoração, o secretário de estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino falou da importância do evento. “Este é um momento de alegria para a cidade e toda a comunidade, preparamos uma programação com o que há de melhor na cena cultural maranhense para que toda a população possa festejar os 404 anos de São Luís”, comentou.

A programação começa no dia 7 de setembro, com o espetáculo teatral “Pão com Ovo – A vingança de Zé Maria”, na Praça Nauro Machado, com entrada franca, a partir das 19h. A comédia é sucesso de público há cinco anos em São Luís e já conquistou as plateias do Maranhão e de outros estados brasileiros como São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí e Rio Grande do Norte. Desde o ano passado o grupo vem se apresentando em diversas cidades do interior do Maranhão no projeto ‘Caravana Pão com Ovo’, que conta com o apoio do Governo do Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Festival internacional do folclore

Ainda na Praça Nauro Machado, as comemorações pelo aniversário da cidade continuarão no período de 9 a 11 com a realização do 2º Festival Internacional do Folclore, com muitos shows, bumba meu boi, tambor de crioula e outros grupos folclóricos, oficinas de intercâmbio e workshops gratuitos. Participarão do festival, grupos culturais internacionais da Colômbia, Argentina, Peru e Paraguai, além de representantes dos estados do Ceará e Pará. As atrações culturais serão realizadas das 19h30 às 23h30.

O festival aguarda a chegada de aproximadamente 200 pessoas de outros países entre os quais uma delegação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) que vem conhecer o folclore maranhense e ver a possibilidade de inserir os grupos locais no roteiro internacional de grandes eventos folclóricos do mundo.

Praça da Lagoa da Jansen

No dia 8 de setembro a programação promete animar crianças e adultos na Praça da Lagoa da Jansen com apresentação da banda Vagalume e seu repertório de clássicos da música infantil, a partir das 17h30.

Outro destaque será o show do grupo ‘Circo Tá na Rua’ que levará para a Praça a interação circense com muitas brincadeiras e musicais. Além de música e circo, terá ainda roda de capoeira para diversão da garotada.

Espigão costeiro

No Espigão Costeiro da Ponta D’Areia, ainda no dia 8 de setembro, o público poderá assistir ao show de voz e violão do cantor e compositor maranhense Chico Nô, a partir das 17h30. O cantor vai apresentar composições autorais, além releituras de autores consagrados da música popular maranhense e brasileira.

A Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa (Emem) também preparou uma programação especial para o mês de aniversário da cidade. São quatro finais de semana com muita música instrumental animando os fins de tarde no Espigão Costeiro. Neste primeiro fim de semana a Emem apresenta no sábado (3) roda de choro com professores e alunos da Escola, e no domingo (4) show com a cantora Mairla Oliveira.

Para os próximos finais de semana está previsto apresentação da Orquestra Maranhense de Reggae, Vibrações de Chorões, Paulo Pontes em Quarteto, Banda do Bom Menino das Mercês, Duo Jair Torres e Samuel Jafé e show com a cantora Vanessa Furtado em Trio Lounge.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *