Pesquisa: Dutra lidera com ampla vantagem em Paço do Lumiar

Paço 3

Pesquisa encomendada pelo blog Marrapá no município de Paço do Lumiar revelou a liderança absoluta do candidato a prefeito Domingos Dutra (PCdoB), que está a mais dez pontos a frente do segundo colocado, o ex-prefeito Gilberto Aroso (PRB). Esse é o primeiro levantamento feito no município após o início das eleições. Até aqui, o comunista surge como o grande favorito para vencer no dia 2 de outubro.

No cenário estimulado, quando são apresentados os nomes dos cinco candidatos a prefeito de Paço do Lumiar e perguntado em quem você votaria,  Dutra é o mais lembrado, com 23,3% das intenções de voto; Gilberto Aroso marcou 12%; Inaldo Pereira (PPL), 4,8%; o prefeito José Sobreiro (PSDB) recebeu apenas 2,3% da indicações; Raimundo Filho (PT) marcou 1% e Moraes Maninho (PCB) 0,8%. Nenhum deles 33,3% e não sabem ou não responderam 28,8%.

Na espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos a prefeito, destaque para a indecisão dos eleitores de Paço do Lumiar. O mais lembrado foi Dutra com 10,8%; em seguida Gilberto Aroso, citado por 7%; Inaldo Pereira manteve a mesma pontuação da estimulada 4,8%; depois o prefeito José Sobreiro, 1,8%; Raimundo Filho 0,5% e Moraes Maninho,0,3%. Branco e nulo 26,8%, não sabem ou não responderam 48,6%.

No cenário de rejeição, Josemar Sobreiro foi o mais citado por 34,8% dos entrevistados; o ex-prefeito Gilberto Aroso marcou 3,5%; Dutra, 2,5%; 0,8% disseram que não votariam em Inaldo Pereira; outros 0,5% em Moraes e por fim Raimundo Filho com 0,3%. Poderia votar em todos 0,3%; não votaria em nenhum deles 26,3% e não sabem 33,3%.

A pesquisa realizada pelo instituto Data M também avaliou a atual gestão do prefeito Josemar Sobreiro, e os números mostraram um grande descontentamento da população. A maioria, 73,8% considera a atual gestão do prefeito “péssima”; 14,8% “regular”; 9,3% responderam como “ruim”; apenas 1% avalia como “boa”; 1% não soube responder e ninguém classificou a atual gestão como “ótima”. No geral , 93% dos moradores de Paço do Lumiar não aprovam a gestão de José Sobreiro, contra 5,3% que aprova e 1,8% não sabe responder.

A pesquisa Data M ouviu 300 eleitores entre os dias 26 e 28 de agosto, e foi devidamente registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão sob o número MA 02572/2026. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiabilidade é de 95%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *