Afinal, quem ganhou a eleição: Flávio, Sarney ou Roberto?

sarneyflavioroberto

Tem gerado muito debate o resultado do processo eleitoral visando as eleições de 2018. Afinal, quem foi o vencedor do processo no Maranhão visando as próximas eleições. o grupo governador Flávio Dino, Roberto Rocha ou o grupo Sarney?

É uma análise um pouco subjetiva considerando o que vale mais: mais prefeituras, ou vitória nos maiores colégios. Ainda existem casos peculiares como a vitória de Luciano Genésio (PP) em Pinheiro. Roberto Rocha tentará capitalizar para ele a vitória, embora tenha feito acordos para ajudar e muito Filuca Mendes (PMDB). Afinal, foi graças a Roberto a determinação do PP nacional que impediu aliança entre PP e PCdoB em Pinheiro.

Mas com relação a Roberto, não tem jeito, foi o maior derrotado das eleições. Perdeu em grandes colégios e perdeu em “casa” (Balsas). Seus candidatos de maior peso foram humilhados. Ildon Marques tinha uma vitória certa em Imperatriz e Wellington do Curso era dado como o candidato a enfrentar Edivaldo no segundo turno em São Luís. Perdeu nos dois.

Mas a disputa entre Sarney e Flávio foi equilibrada, com vantagem para o governador. Vejamos.

O PCdoB foi o partido que mais elegeu prefeitos no Maranhão: 46. A principal base aliada de Flávio (PDT, PSDB e grande parte do PSB) também estão entre os com maior número de prefeitos eleitos. PSDB foi o segundo com maior número de prefeitos eleitos (29 prefeitos), seguido do PDT, com 28 prefeitos e em seguida vem o principal partido de Sarney, o PMDB, com 22 candidatos eleitos. Mesmo sem poder determinar ao certo a quem pertencem os prefeitos de partidos pequenos no momento, é fato que a base do governador, levando em conta os prefeitos de fato aliados, tem mais de 50%.

Nos 10 maiores colégios eleitorais, um foi para o segundo turno. Nos outros nove, seis ficaram com Flávio e três com Sarney. Embora, nos dois maiores, Sarney venceu. Caso vença em São Luís, poderá comemorar a vitória nas três maiores cidades. Flávio ainda venceu em redutos sarneystas importantes, como Coroatá, de Ricardo Murad, Vargem Grande, Paço do Lumiar e Raposa.

Assim, no contexto geral, a vitória foi de Flávio Dino, seja pelo número total de cidades, seja pelas vitórias nos maiores colégios eleitorais.

São Luís – Segundo turno

Imperatriz – Sarney

Caxias – Sarney

Timon – Flávio

Codó – Flávio

Açailândia – Flávio

Bacabal – Sarney

Santa Inês – Flávio

Balsas – Flávio

São José de Ribamar – Flávio.

3 pensou em “Afinal, quem ganhou a eleição: Flávio, Sarney ou Roberto?

  1. Meu caro os eleitos de Santa Inês e São José de Ribamar não entram na contabilidade comunista, por um simples motivo são lideranças testadas nas urnas. Diferente de um certo candidato da Ilha. Abraços

    Concordo com o restante da postagem…

  2. CODÓ, FRANCISCO NAGIB APESAR DE ESTÁ NO PDT, O MESMO A CRIA DA FAMÍLIA LOBÃO OU SEJA PRA ONDE EDSON LOBÃO APONTAR OS DEDOS O PREFEITO ELEITO NAGIB ESTÁ INDO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *