Divulgação da Pesquisa Econométrica está liberada pela Justiça Eleitoral

pesquisasAo contrário do chegou a ser noticiado, a pesquisa do Instituto Econométrica está liberada para divulgação na data que consta no registro da pesquisa, ou seja, nesta sexta-feira (14). A pesquisa foi contratada pelo Blog do John Cutrim, um dos blogueiros de maior credibilidade do Maranhão, cuja boa índole é reconhecida até pelos políticos que critica.

A pesquisa contratada por Cutrim teria sido vazada antes do prazo legal. Ora, então não poderiam haver dois pesos e duas medidas. Assim como a pesquisa Escutec, que também foi vazada, pode ser divulgada por seu contratante e somente houve o impedimento de usar os números no horário eleitoral, ocorreu o mesmo com a Econométrica. Além disso, ainda não se sabe se os números que supostamente vazaram são os de fato da pesquisa, ou somente uma invenção como estratégia para que o levantamento pudesse ser contestado.

O juiz Adinaldo Ataídes Cavalcanti, da 90º Zona Eleitoral, deferiu o pedido de tutela de urgência apenas obrigando o candidato Edivaldo Holanda Júnior a não usar os números na propaganda eleitoral ou dar qualquer publicidade à pesquisa. Na decisão, o juiz alegou a potencialidade para a pesquisa influenciar a vontade do eleitorado na tela da propaganda eleitoral.

Porém, não determinou proibição à Econométrica e o Blog do John Cutrim de divulgar a pesquisa. Apenas citou o instituto para apresentar defesa em um prazo de 48 horas.

img-20161013-wa0112img-20161013-wa0111img-20161013-wa0110

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *