Inscrições para o ‘CNH Jovem’ encerram neste domingo (30)

foto-1_divulgacao_seejuv_27102016-inscricoes-para-o-cnh-jovem-encerram-neste-domingoAs inscrições para programa ‘CNH Jovem’ encerram neste domingo (30). Os interessados devem preencher o formulário disponível na página cnhjovem.detran.ma.gov.br/CNHJovem. Faltando apenas três dias para o fim do prazo, quase 13 mil estudantes já se candidataram, para ter direito ao benefício.

O CNH Jovem é um programa do Governo do Estado, coordenado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA). É realizado em parceria com a Secretaria Extraordinária do Estado da Juventude (Seejuv). Oferece, este ano, três mil vagas para jovens, de 18 a 20 anos, com o benefício da gratuidade no processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A, B ou AB.

De acordo os registros das inscrições, a maioria dos candidatos (58%) são mulheres. Os dados mostram ainda que 33% dos inscritos têm 18 anos, 30% têm 19 anos, 22% têm 20 anos e 15% dos inscritos tem 21 anos. O ranking dos municípios com mais jovens inscritos mostra São Luís a frente com 5.740 candidatos, seguida de Imperatriz com 1.049 participantes e São José de Ribamar com 763.

A secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, ressaltou a relevância social do ‘CNH Jovem’. “A promoção e ampliação da gratuidade é uma demonstração de compromisso do Governo do Estado em reduzir as desigualdades sociais. O programa é uma grande oportunidade, visto que, tirar uma carteira de motorista é um custo alto para a maioria das famílias maranhenses. A gratuidade da CNH além de facilitar o acesso dos jovens no mercado de trabalho, garante direitos e amplia a valorização da juventude”, analisou a secretária.

Pontos de apoio

Para facilitar o acesso de mais jovens maranhenses a CNH Jovem, em todo o Estado foram criados vários pontos de apoio, com computadores, internet e pessoas que dão suporte para que os jovens façam sua inscrição e concorram a uma das três mil vagas oferecidas pelo programa.

Em São Luís, foram disponibilizados quatro locais de inscrição apoio: Central dos Estudantes (Monte Castelo), ACIB – Associação Comunitária do Itaqui Bacanga (Anjo da Guarda), Viva (Beira Mar) e Instituto Iziane Castro (Liberdade). Além disso, em 20 municípios do interior do estado, também foram criados pontos de apoio que funcionam nas secretarias ou coordenações municipais de juventude ou outros órgãos da sociedade civil que atuam com a juventude.

As 20 cidades que contam com postos de inscrição são Turilândia, Matinha, Pio XII, Igarapé do Meio, São Benedito do Rio Preto, Rosário, Bacabeira, Viana, São Mateus, Colinas, Bacuri, Nina Rodrigues, Timon, Bom Jardim, Raposa, Urbano Santos, Cururupu, Paço do Lumiar, Pedreiras e São João do Sóter. As 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) também estão funcionando como locais de inscrição.

Quem pode participar

Podem participar do Programa, jovens que cursaram as três últimas séries do ensino médio em escola pública maranhense. As três mil vagas serão distribuídas entre inscritos com melhores pontuações no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e sorteio, realizado pela Caixa.

O Programa CNH Jovem vai conceder gratuitamente três mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) nas categorias, A, B e AB, para jovens com idade entre 18 e 21 anos, que cursaram o ensino médio na rede pública de ensino. As três mil vagas serão distribuídas entre os inscritos com melhores pontuações no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e sorteio realizado pela Caixa Econômica Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *