Operação Lei Seca: fiscalização intensificada no fim de ano

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), em parceria com a Polícia Militar do Maranhão (PMMA), por meio da Companhia Rodoviária Militar Independente (CPRV Ind.), vai incrementar as fiscalizações de trânsito no período de festas de fim de ano, com foco na Operação Lei Seca, que vem sendo uma das ações de segurança prioritárias do Governo do Maranhão. Em 2016, de janeiro a novembro, foram aplicadas 1.409 multas por alcoolemia, durante as blitzen no estado.

A diretora-geral do Detran, Larissa Abdalla, reforça a necessidade de fazer cumprir o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Quem desobedece a Lei Seca está cometendo uma infração gravíssima, que tem como penalidades a suspensão do direito de dirigir e multa de quase três mil reais. É punido quem for flagrado no exame do etilômetro ou se recusar a fazer o teste”, disse.

O Detran estará presente nas blitzen por meio do trabalho educativo e auxiliando os policiais com a consulta ao sistema sobre a situação de veículos e habilitados. No período de Natal e Ano Novo, barreiras policiais serão montadas na Região Metropolitana de São Luís, que abrange os municípios de São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar. O comandante da CPRV Ind., major Wallace Gleydison Amorim de Sousa, destaca a importância de realizar as operações nessa região.

“Desde o começo da semana, a movimentação na região, devido às festas de fim de ano, aumentou muito. As pessoas estão em clima de confraternização e temos que garantir também um clima de segurança. Sabemos que a maioria dos acidentes poderia ser evitada se as pessoas abandonassem hábitos como beber e dirigir”, destacou o comandante.

Após as ações de fim de ano, a Operação Lei Seca segue dentro da programação da Campanha Férias em Trânsito, também promovida pelo Detran. Essas atividades serão realizadas no mês de janeiro em todo o Maranhão, também com reforço das equipes de educação para o trânsito das 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *