Primeiro fim de semana de programação natalina reúne famílias na Praça da Lagoa

foto_sectur041216-primeiro-final-de-semana-do-%27natal-de-todos%27-4Luzes, música, alegria e magia. A combinação perfeita para uma das melhores épocas do ano é, mais uma vez, a marca registada do ‘Natal de Todos’, programação especial realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), e Prefeitura de São Luís, com patrocínio da Companhia Energética do Maranhão (Cemar).

Com programação para toda a família, o primeiro fim de semana do evento foi de muita alegria e magia para crianças e adultos. Com uma programação especial, a Praça da Lagoa recebeu as apresentações do Espetáculo Infantil Teatro de Bonecos: Os Saltimbancos; show infantil com a Banda Unidunitê e chagada do Papai Noel.

“Nós acreditamos que os espaços têm que ser valorizados para que haja cidadania de verdade, porque é onde todo mundo pode ter acesso igualitário a cultura e esporte. São direitos que não podem ser reservados apenas a quem pode pagar, por isso que é importante ter uma atividade numa praça, como temos feito no estado todo, porque isso significa igualdade de oportunidades, chances para todos e acesso a direitos fundamentais como cultura e lazer”, explicou o governador Flávio Dino.

“Nesse momento do Natal isso é ainda mais importante porque é uma festa que deve celebrar o espírito cristão da comunhão e o melhor modo de fazer isso é com liberdade. Essa é uma novidade que nós começamos no ano passado e que estamos ampliando esse ano com programação no Palácio dos Leões e aqui na Praça da Lagoa”, completou.

foto_sectur041216-primeiro-final-de-semana-do-%27natal-de-todos%27-2Além das apresentações teatrais e musicais, a casa do Papai do Noel e trenó fazem sucesso com a garotada. Beatriz Vasconcelos, que tem 5 anos, fez questão de entregar a cartinha pessoalmente para o bom velhinho e falou da alegria do encontro. “Trouxe a cartinha e dei um abraço nele.  O Papai Noel é muito lindo”, conta a pequena que, acompanhada da avó Ana Luíza Vasconcelos, aproveitou a programação para se divertir em família. “É importante manter a fantasia nas crianças. O Governo está de parabéns por oferecer esse momento de união entre as famílias”, contou Ana Luiza.

Decoração

A decoração natalina vista em pontes e pontos turísticos da cidade também foi reproduzida na Praça da Lagoa, onde turistas e maranhenses são recebidos com o letreiro em tamanho grande escrito Feliz Natal, árvores do tipo ‘festão’, que são estruturas maiores e que garantem mais visibilidade ao público, tanto de dia, quanto à noite, instalação de presépios, Casa do Papai Noel, adereços espelhados nos postes, laços brilhantes e estrelas coloridas.

“Esses eventos são muito bons para unir as pessoas e encantar nossas crianças”, contou a assistente judicial, Daniele Golberto enquanto fazia uma pausa nas fotos com a família ao lado da decoração.

Oportunidades

Proporcionar momentos em família é um dos principais pontos da programação que ainda conta com a criação de centenas de postos de trabalho a cada dia de programação.

Jane Correia é segurança particular durante a semana, mas aproveita os dias de programação para vender balões na praça da lagoa. “Trabalho durante a semana toda, mas venho com meu marido e irmão vender balões aqui na praça aos fins de semana. Em dias de evento as vendas melhoram tanto que começamos a trazer o dobro de balões e sempre conseguimos vender todos. É um complemento na renda que faz a diferença no fim do mês”, falou animada.

“Movimentar os nossos espaços públicos com eventos desse nível e gratuitos ajuda tanto na confraternização das famílias como na movimentação de renda em um momento tão difícil que nosso país atravessa, mas vamos mais além. Aqui também damos continuidade no projeto de estímulo ao turismo, já que vamos consolidando um calendário de eventos consistente, marcado não só mais pelo carnaval e São João, mas incorporando o Natal como uma referência para todo o estado, e, em breve, para estados vizinhos”, contou com o secretário da Cultura e Turismo (Sectur), Diego Galdino.

E se depender do carioca Sérgio Barros, o Natal do Maranhão estará no calendário de viagens de muitos turistas no próximo ano. “É nota 10. Com certeza indicarei para os meus amigos visitarem o Maranhão. A programação é uma chance de conhecer as belezas do estado, e, ao mesmo tempo, contemplar a cultura maranhense. Vocês estão de parabéns”, declarou.

Segurança nas festas

Policiais e Bombeiros ficam de prontidão nos lugares de programação. Patrulhado pela Companhia de Polícia de Turismo Independente (CPTur), a área da lagoa teve incremento de mais uma viatura, policiais fazendo rondas a pé e mais três motos. Já o Corpo de Bombeiros realiza investidas de fiscalização e prevenção, com o posto de atendimento preparado para atender qualquer tipo de emergência.

2 pensou em “Primeiro fim de semana de programação natalina reúne famílias na Praça da Lagoa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *