Zé Inácio e Augusto Lobato disputarão a presidência do PT maranhense

Zé Inácio e Augusto Lobato disputam a cadeira de Raimundo Monteiro na presidência do PT

O deputado estadual Zé Inácio confirmou que irá bater chapa com o até então único pré-candidato à presidência do PT no Maranhão, Augusto Lobato. Zé Inácio tem apoio do atual presidente do partido, Raimundo Monteiro. Mas Lobato é apoiado pelo deputado federal Zé Carlos.

Zé Inácio era um dos que mais pregava unidade no Processo de Eleição Direta (PED) do PT. Hoje, o partido está unificado em torno da aliança com o governador Flávio Dino, mas se não tivesse uma disputa interna, não seria PT.

A eleição promete ser acirrada. Além do apoio do grupo de Zé Carlos, Augusto tem apoio do grupo mais próximo ao Palácio dos Leões (a antiga Resistência Petista) encabeçada pelo secretário estadual de esportes, Márcio Jardim.

A ala que apoia Zé Inácio é majoritária: a CNB (Construindo um Novo Brasil). Se Inácio conseguisse unificar a CNB, certamente seria eleito. Mas tudo indica que a corrente majoritária irá se dividir capitaneada pelos apoiadores de Augusto. O que torna a disputa muito equilibrada.

Houve mudanças nas regras do PED. Agora, os filiados não votam na eleição da direção estadual. A eleição será direta nos diretórios municipais. Aí serão formados os delegados que elegeram a direção estadual.

O PED municipal está marcado para 12 de março. Serão escolhidos 260 delegados que em 26 de março elegerão a nova direção estadual. No começo de abril de abril será realizado o congresso do partido, quando se debate a tese para as eleições de 2018 e a possibilidade de candidatura de Lula à presidência da República.

 

2 pensou em “Zé Inácio e Augusto Lobato disputarão a presidência do PT maranhense

  1. Augusto Lobato será um bom presidente do PT, militante histórico do partido, comprometido com as lutas do povo e conhecer os problemas do povo do Maranhão, além de ser um homem probo e de grupo. Sucesso companheiro Lobato, rumo a Vitória,

  2. MEU COMPANHEIRO, CORRELIGIONÁRIO E AMIGO LOBATO!
    O PT DO MARANHÃO PRECISA TER NA SUA DIREÇÃO HOMENS COMO VOCÊ: DE FIBRA, LUTA E CAPACIDADE;
    HOMEM QUE CONHECE HISTORICAMENTE A RESISTENCIADE DE UM POVO SOFRIDO E ATROPELADO PELA OLIGARQUIA SARNEYSISTA.
    ESTAREMOS COM VOCÊ MEU AMIGO… CONSOLIDANDO ESSE NOVO MOMENTO COM O NOSSO PROJETO “” MUDA PT “”

    NONATO CASTRO E ELIZABETO PINHEIRO /PALMEIRÂNDIA -MA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *