Política maranhense em notas

Cara de pau de Hildo Rocha

O deputado federal Hildo Rocha participou de audiência na Assembleia Legislativa sobre a reforma política. Entre os temas defendidos por Rocha, chamou atenção o fato de defender a desincompatibilização de candidatos com um ano de antecedência. Ora, depois que se beneficiou demais sendo secretário seis meses antes das eleições em uma secretaria que fez convênios “a rodo” com prefeituras para elegê-lo, Hildo agora quer barrar a possibilidade dos outros ficarem nos cargos pelo mesmo período que ele teve e aproveitou muito bem.

Pouco efeito prático

Claro que todo sempre é bom, mas a formação de comissão na Assembleia Legislativa e a discussão na esfera estadual sobre a reforma política pesa muito pouco. Estiveram presentes na audiência pública quatro deputados federais dos 18 da bancada do Maranhão. Todos tiveram discursos com pontos de vista muito bem definidos e tudo que foi discutido dificilmente entrará na reforma.

Aluísio em meio a dinistas

O deputado federal Aluísio Mendes está meio perdido (ou não). Neste final de semana participou do evento e declarou apoio à pré-candidatura de Zé Reinaldo ao Senado. Aluísio não irá apoiar Sarney Filho ou Roseana Sarney (um dos dois será candidato ao Senado pelo Clã)? Ou Aluísio já foi liberado para apoiar o candidato sarneysta e quem quiser pela segunda vaga. O ex-secretário de Roseana disse que Zé Reinaldo “transcende as divergências políticas”. Mas foi curioso ver Aluísio ao lado de Márcio Jerry. Claro que o secretário de Comunicação e Articulação Política não poderia ter faltado ao encontro. Além de significar o apoio do governador a Zé Reinaldo, Márcio tem o apoio de Cleomar Tema para sua candidatura a deputado federal. Com Aluísio rondando por lá, não poderia deixar espaço desocupado.

Maura tenta mostrar o mínimo de competitividade

Por falar em Aluísio, o deputado e seu PTN têm tentado dar alguma visibilidade à ex-prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge, que não tem nem votos dentro da família e dar alguma esperança de que ela tem alguma competitividade na corrida eleitoral. Maura Jorge busca alguma pontuação em pesquisas que façam alguns partidos e/ou lideranças levarem minimamente a sério sua candidatura  governadora. Para além de posts de Blogs aliados, Maura Jorge ainda não aparece como opção de nenhuma liderança.

PSDB, DEM, PT, PDT, PSB e PCdoB e vagas majoritárias

A condução de Carlos Brandão ao comando do PSDB recolocou os tucanos em proximidade com o projeto de reeleição do governador Flávio Dino. E a aliança faz com a articulação pela formação da chapa majoritária de Flávio seja bem feita para evitar mágoas e rupturas. São seis partidos grandes para quatro vagas majoritárias (governador, vice e duas de senador). Isto levando em consideração que o DEM está muito próximo de oficializar aliança. Zé Reinaldo deve se filiar ao seu ex-partido. Agora é muita saliva para organizar estas legendas e formar a chapa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *