Solicitação de Bira do Pindaré é atendida e Santa Inês ganha IEMA

Em atendimento a uma solicitação do deputado estadual Bira do Pindaré (PSB), o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão (Secti), anunciou a implantação de uma Unidade Plena do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) no município Santa Inês. O parlamentar subiu à tribuna da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (29), para comemorar a notícia.

“Estou muito satisfeito em saber que nossa luta foi atendida e que no começo do ano que vem inauguraremos mais um IEMA, desta vez em Santa Inês. Registro meu agradecimento e reconhecimento ao governador Flávio Dino e ao secretário Jhonatan Almada por atender esta luta, esta reivindicação que é nossa, e, principalmente, do povo daquele município” registrou.

A Unidade vai funcionar no prédio do antigo Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (CETECMA) do município. Antes de solicitar, por meio de indicação e de um pedido direto ao governador, Bira já havia visitado o imóvel a pedido da comunidade e conferido a capacidade que tem de receber a escola técnica do estado.

“Estive lá e vistoriei o local, me certifiquei de que o local era apropriado para a implantação de um IEMA, mas melhor do que transformá-lo em uma unidade vocacional é transformá-lo em uma unidade plena do IEMA. Santa Inês tem porte para isso, tem demanda para isso e reúne as condições necessárias para receber a unidade, tendo em vista que o prédio precisará apenas de adequações”, acrescentou.

Bira frisou que a Unidade vai atender não apenas as demandas do município, mas de região que converge para Santa Inês. Segundo ele, algo que vai ser de extrema utilidade para o desenvolvimento do Vale do Pindaré a partir da ampliação das oportunidades aos jovens de ter acesso a um ensino técnico profissional em tempo integral público e de qualidade.

O parlamentar frisou que a experiência do IEMA no Maranhão é extremamente positiva e que todos os municípios que já receberam uma Unidade foram acolhidos e estão tendo êxito extraordinário. Ele afirmou que a educação é o único caminho para uma sociedade mais justa e igualitária.

“O jovem faz o ensino médio e já tem uma certificação profissional, isso é um diferencial que abre uma perspectiva muito grande na vida da pessoa. Ela pode ir para a universidade se quiser, mas, se não for, ela já tem uma profissão, já pode se inserir no mundo do trabalho, pensar num emprego pensar numa perspectiva profissional, e isso faz diferença na vida das pessoas. Eu acredito na força da educação!”, concluiu.

O deputado Bira criou o IEMA quando esteve a frente da secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia. Foi uma das apostas dele para oferecer mais oportunidade à juventude maranhense e, assim, promover o desenvolvimento do Maranhão por meio do investimento na qualificação da educação pública e ampliação da oferta de ensino técnico – até então oferecido apenas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (CEFET). Exitoso desde a criação, o IEMA é uma das principais marcas do governo Flávio Dino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *