Novo Centro-Dia Infantil atenderá crianças com microcefalia

O prefeito Edivaldo inaugurou nesta segunda-feira (19), o Centro-Dia Infantil – Serviço Especializado da Assistência Social para Pessoas com Deficiência, na Cidade Operária. O projeto pioneiro se constitui em um novo equipamento social desenvolvido pela Prefeitura de São Luís com o propósito de garantir a proteção social especial a crianças com deficiência e, também, a atenção às suas famílias. A obra é fruto de convênio celebrado entre os governos Federal, Estadual e Prefeitura em parceria com o Centro Educacional São José Operário, onde atualmente funciona o Centro-Dia, voltado ao atendimento de jovens e adultos.

O evento contou com a participação do deputado federal Weverton Rocha e do deputado estadual Bira do Pindaré.

O prefeito Edivaldo enalteceu o trabalho desenvolvido na área de assistência social, agora também com uma referência para crianças com deficiência. “Um instrumento muito importante para a cidade. Agora, um novo centro com atendimento infantil. É um espaço não só para atender esta região, mas toda a cidade. Aqui é referência para o país. Na primeira gestão, dentro das parcerias, fizemos um grande e belo trabalho na assistência social, e continuamos agora”.

O novo espaço visa atender crianças de 0 a 6 anos com deficiência, prestando o serviço prioritariamente aos pequeninos nascidos com microcefalia ou doenças associadas. A meta do projeto de expansão é atender até 150 crianças. Os serviços serão prestados por uma equipe multidisciplinar, capacitada e diferenciada, composta de assistentes sociais, psicólogos, terapeutas, profissionais da competência da Assistência Social, além de cuidadores e auxiliares, complementando as ações da saúde e de educação.

O serviço do Centro-Dia é executado pelo Centro Educacional São José Operário, sendo referência nacional na área. O bairro Cidade Operária foi escolhido para a instalação por ser o de maior população de deficientes e idosos, seguido pelo bairro Vila Nova. A informação foi identificada por meio do Benefício de Prestação Continuada (BPC), auxílio que é destinado a pessoas com deficiência e a idosos.

3 ideias sobre “Novo Centro-Dia Infantil atenderá crianças com microcefalia

  1. Parabéns mais uma vez a prefeitura, esta que vem trabalhando para o povo. Com a criação desse centro infantil, as crianças com deficiência poderão ter um atendimento diferenciado e apropriado que merecem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *