Estado de emergência em 11 municípios por conta das fortes chuvas

Chuvas têm castigado o Maranhão

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) através da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDECMA) informa que as cidades de São Luís Gonzaga e Formosa da Serra Negra também decretaram emergência nessa segunda-feira (16). Em São Luís Gonzaga, há registro de inundação e 34 famílias afetadas.

Ao todo, são 11 cidades agora em situação de emergência no Estado do Maranhão, incluindo as que já haviam decretado: Marajá do Sena, Pedreiras, Trizidela, Lago dos Rodrigues, Presidente Vargas, Brejo, São João do Sóter, Tuntum e Caxias.

Os atuais municípios afetados e que ainda não declararam situação de emergência são Bacabal, Imperatriz, Codó, Timbiras e Cantanhede. Os municípios de Rosário, Nina Rodrigues, Paulino Neves e Araioses continuam em estado de alerta e a Defesa Civil acompanha a situação.

Ainda segundo o CBMMA, são 2.257 famílias afetadas pelas chuvas nos municípios que declararam ou não situação de emergência, ou que estão em estado de alerta.

Sobre a quantidade de famílias afetadas pelas inundações, há registro de casos nos seguintes municípios:

Marajá do Sena – 185 famílias afetadas
Pedreiras – 182 famílias afetadas
Trizidela do Vale – 319 famílias afetadas
Presidente Vargas – 300 famílias afetadas
Brejo – 200 famílias afetadas
Bacabal – 87 famílias afetadas
Imperatriz – 15 famílias afetadas
Tuntum – 335 famílias afetadas
Caxias – 12 famílias afetadas
Codó – 68 famílias afetadas
São João do Sóter – 483 famílias afetadas
São Luiz Gonzaga – 34 famílias afetadas
Timbiras – 37 famílias afetadas

Apoio aos desalojados

O Governo do Estado está prestando assistência e ajuda humanitária, que inclui distribuição de mantimentos, cestas básicas de alimentos, medicação e itens como roupas, colchonetes, filtros e água. Dois mil itens já foram entregues às cidades.

Para os municípios em Situação de Emergência, o Governo do Maranhão vai destinar recursos no valor de R$ 5 mil reais para cada uma das famílias afetadas. Os beneficiados passarão por triagem técnica realizada pelo Corpo de Bombeiros.

Nesses municípios, beneficiários do Programa Bolsa Família também tiveram os valores de repasse mensal adiantados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *