Flávio Dino consolida grupo para reeleição e oposição segue perdida

O fim da janela partidária ocorrida neste final de semana mudou pouco a conjuntura eleitoral no Maranhão. De um lado a solidez da ampla aliança de Flávio Dino e de outro uma oposição cada vez mais cambaleante. Garantindo vários partidos ao seu lado, apesar do assédio dos oposicionistas, o atual governador caminha bem para a reeleição.

Muitas foram as investidas e as especulações sobre as legendas para tentar enfraquecer Flávio Dino. No DEM, a queda de braço fez com que o deputado federal Zé Reinado desertasse para o PSDB. Também especularam a saída do PP e do PTB, sem êxito. Todos os partidos se mantiveram firmes na base do governador.

Já no campo da oposição muitas incertezas. O MDB foi o partido que mais se enfraqueceu nesta janela partidária, o que demonstra a fragilidade da candidatura de Roseana Sarney. Praticamente isolada, com apenas o PSD e o PV ao seu lado até o momento, a ex-governadora terá muitas dificuldades para chegar ao segundo turno, seu grande objetivo.

O PSDB virou uma espécie de antro de insatisfeitos e renegados. Os deputados Zé Reinaldo e Waldir Maranhão romperam com Flávio Dino por precipitação e foram buscar espaço no ninho tucano. A briga interna com a chegada deles e a situação delicada para a eleição de Sebastião Madeira à Câmara Federal ainda vai render muitas desavenças dentro do “grupo”.

Também pré-candidata até o momento, a ex-prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge, aposta todas as suas fichas em uma possível popularidade do presidenciável Jair Bolsonaro, no Maranhão. Sem ainda definir seus nomes para o Senado Federal, ela não parece muito preocupada em agir politicamente, somente em aparecer ao lado de Bolsonaro em vídeos e fotos.

Ricardo Murad é outro pré-candidato ainda indeciso quanto a sua candidatura. Seu único objetivo é servir de laranja da oposição e fazer o jogo sujo contra o governador Flávio Dino. Para ele, tanto faz quem serão seus companheiros de chapa. O foco é eleger a filha, Andrea Murad, para a Câmara Federal, e reeleger o genro, Sousa Neto, na Assembleia Legislativa.

A grande incógnita das eleições de 2018 é a candidatura de Eduardo Braide. Tendo apoio de Zé Reinaldo, do rachado PSDB, o deputado estadual não tem legenda para concorrer ao governo. O nanico PMN não lhe dará condições de crescer nas pesquisas. O parlamentar espera uma ajuda de José Sarney com um dos partidos da base de Roseana, o que enfraqueceria a ex-governadora.

Liderando com folgas todas as pesquisas, com a maior coalização partidária e com uma vigorosa agenda de entregas de obras, Flávio Dino tem caminho consolidado para vitória ainda no primeiro turno. O desespero dos seus adversários para forçar um segundo turno é a demonstração de que a oposição está completamente perdida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *