Entenda por que o G1 elegeu Flávio Dino o melhor governador do Brasil

O ranking do portal G1 mostrando que Flávio Dino é o governador que mais cumpriu promessas de campanha em todo o Brasil foi feito com base em critérios rigorosos adotados pela equipe do site.

O G1, que pertence ao Grupo Globo, mostra que Flávio Dino já cumpriu integralmente ou está cumprindo 95% das promessas feitas antes de assumir o cargo. Nenhum outro governador chega à casa dos 90%.

O ranking dos governadores leva em consideração o porcentual das promessas cumpridas, e não o número absoluto. Caso contrário, bastaria o candidato desdobrar uma mesma promessa em duas, por exemplo, para inflar o resultado.

O caso do Governo da Bahia é emblemático. Se fosse levado o critério de promessas individuais cumpridas, o governador Rui Costa estaria na frente em números absolutos. Porque é o que tem o maior número de promessas feitas: 115. No entanto, ele também o maior número de promessas não cumpridas: 41 dessas 115.

Por isso o critério adequado é o proporcional. Nesse caso, o Governo da Bahia tem 64% de promessas cumpridas, bem atrás do Maranhão, com 95%.

Checagem de dados

O G1, que pertence ao Grupo Globo, explica que “levantou promessas e separou tudo que pode ser claramente cobrado e medido ao longo do mandato dos políticos”.

De acordo com o portal, “há casos em que não é possível avaliar o andamento da promessa, e o status foi dado como ‘não avaliado'”, a fim de não comprometer ou contaminar os resultados. No caso do Maranhão, não há nenhuma promessa com o status de “não avaliado”.

Entre as promessas cumpridas por Flávio Dino, estão o Bolsa Escola, a UemaSul, escolas de ensino integral, apoio à agricultura familiar, aumentar o número de policiais, contratar mais médicos e construir hospitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *