Candidato a deputado Federal, Bira participa de debate temático na UFMA

O Diretório Central Estudantil da Universidade Federal do Maranhão 17 de setembro realizou, na noite de ontem (18), um debate com os candidatos a deputado Federal pelo Maranhão. O evento foi mediado pelo presidente do DCE, Rafhael Braga, contou com a presença do deputado estadual e candidato a deputado Federal, Bira do Pindaré (PSB), e dos candidatos Genilson Alves e Marcio Jerry.

‘Educação e desenvolvimento social’ e ‘Ciência e Tecnologia’ foram os propostos como temas prioritários de discussão. Dois assuntos que dialogam fortemente com a experiência do candidato a deputado Federal, Bira do Pindaré. O parlamentar está no segundo mandato na Assembleia Legislativa e foi secretário da Ciência e Tecnologia do governo Flávio Dino (PCdoB).

Na Secretaria, fez uma gestão com pouco dinheiro e muita criatividade. No final da gestão, havia transformado uma pasta segundaria em prioritária e fundamental para o desenvolvimento do Maranhão. Como obras estruturantes, fundou o Instituto da Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) com a primeira rede de educação profissional do Maranhão; criou o Cidadão do Mundo, uma política pública que oferece intercâmbio Internacional para jovens de Escola Pública; dentre outras iniciativas como o Vale Livro, o Maranet e o fortalecimento da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

Em sua fala, Bira lembrou a luta pelo fortalecimento da educação pública, gratuita e de qualidade, pela democratização do acesso às Universidades com a criação dos Aulões do Enem, algo inédito no Maranhão e que tem levado revisões gratuitas para diversas cidades do estado, garantindo uma concorrência mais justa nas provas do Enem.

Questionado sobre a criação de novas Universidades Públicas do Maranhão, o deputado Bira lembrou a luta vitoriosa travada para a implantação da tão sonhada UEMASUL. Para ele, uma luta tão exitosa, que precisa ser tomada como exemplo agora para outras regiões do Estado.

“Participei da luta pela UEMASUL e acredito muito na força das Universidades Regionais para garantir aos maranhenses mais acesso à Universidade Pública. A demanda no Maranhão é muito grande, com diversas vocações e é preciso que todas as pessoas tenham direito a uma carreira e a uma profissão. É uma iniciativa importante até para garantir o fortalecimento da democratização no acesso à Universidade”, completou.

Bira lembrou também a luta conjunta pela bonificação nas notas do Enem para estudantes maranhenses. O debate, segundo ele, foi iniciado na Assembleia Legislativa, apresentada a reitoria da Universidade, que entendeu a proposta e levou para o Conselho.

“A proposta foi aprovada e adotada. Infelizmente, o Ministério Público Federal ajuizou uma ação e conseguiu uma liminar suspendendo a bonificação. Mas eu quero insistir nessa luta lá no Congresso Nacional, porque é preciso que se tenha um equilíbrio a nível nacional em relação ao acesso à Universidade. É uma política afirmativa e necessária para que haja, de fato uma democratização ainda maior no acesso à Universidade”, frisou.

O parlamentar concluiu o debate reafirmando o seu compromisso em lutar fortalecer a educação e o desenvolvimento científico no Maranhão. Segundo ele, algo necessário para o desenvolvimento de qualquer lugar do mundo.

“Queremos levar para Brasília a luta que iniciamos em favor do Maranhão, contra essa agenda perversa proposta pelo governo Temer, que está destruindo direitos dos trabalhadores, entregando as riquezas nacionais, congelando investimentos públicos na área social, desmantelando programas sociais. Essa agenda nós vamos enfrentar e é uma luta que queremos travar junto com a grande bancada que teremos no Congresso Nacional e isso vai fazer muita diferença. Bira 4000 – O Novo Federal do Maranhão, vai continuar a luta que sempre travou no Maranhão, agora lá em Brasília”, convidou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *