Agência Metropolitana avança com projetos de infraestrutura na Grande São Luís

Desde o início deste ano, o Governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), vem desenvolvendo um conjunto de ações para resolver problemas de infraestrutura e para disponibilizar equipamentos de esporte e lazer na Região Metropolitana da Grande São Luís. Com isso, diversas comunidades estão sendo beneficiadas e regiões antes utilizadas para descarte irregular de resíduos sólidos ou abandonadas estão sendo transformadas em áreas de socialização.

Dentre os exemplos mais recentes destas ações estão o Canteiro da Avenida José, no Jardim América, o Canteiro da Avenida Ferreira Gullar, na Ilhinha, e o Canteiro Central da Camboa. Os três projetos, assim como os demais que estão em execução e os que estão em fase de elaboração, seguem uma normativa que é a do diálogo com as comunidades, para reconhecimento das demandas. “Com isso temos a oportunidade de colher informações, que são consideradas quando estamos construindo o produto que será apresentado posteriormente”, explica o presidente da AGEM, Lívio Corrêa.

No Canteiro da Avenida José, no Jardim América, houve todo um trabalho de revitalização do espaço, para abrigar a Feira do bairro e criar um espaço de esporte e lazer para a comunidade, com playground, academia de saúde, quadra poliesportiva, bancos, mesas de jogos, estacionamento e acessibilidade por rampa. Na outra parte da praça foi construída a Feira, para abrigar os comerciantes que atualmente vendem os produtos na Praça das Amendoeiras, também localizada no Jardim América – e que, em breve, será alvo de revitalização por parte da AGEM.

Na Ilhinha, a intervenção ocorreu no Canteiro da Avenida Ferreira Gullar, uma área central utilizada unicamente para descarte irregular de lixo, o que se constituía em um risco de saúde para a população, que costumava reclamar bastante da situação. Hoje a realidade é bem diferente. O local abriga uma praça com playground, quadra poliesportiva, estacionamento, acessibilidade por rampa e, em breve, serão instalados os equipamentos da academia de saúde.

O Canteiro da Avenida Camboa, outra obra executada pela AGEM, também mudou a paisagem de uma das principais áreas de fluxo de veículos e pessoas que seguem para o Centro e outros bairros próximos. Ao todo, o projeto possui uma área de 3.300,00m², onde foi feita uma urbanização com rampa, paginação de piso, acessibilidade facilitada para pedestres, sinalização, iluminação pública, além de um trabalho de paisagismo.

Entrega

Na próxima quinta-feira, 01, mais uma comunidade receberá mais um projeto do Governo, por meio da Agência Executiva Metropolitana, a Praça Vila Dom Luís, na Avenida dos Portugueses, área Itaqui-Bacanga. Lá foram instalados academia de ginástica, palco coberto, iluminação, quadra de esportes, além de centro administrativo com depósito de materiais. A área total é de 2.080,26m².

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *