Edivaldo vistoria Museu da Gastronomia Maranhense cujas obras estão sendo concluídas

Com a estrutura física recuperada, os serviços do Museu da Gastronomia Maranhense já se encontram em fase de acabamento. Foi isto que o prefeito Edivaldo confirmou na manhã desta terça-feira (23), em vistoria realizada no local. É mais um importante passo de valorização do Centro histórico de São Luís.

“Essa é mais uma obra que contribui para a valorização do nosso Centro Histórico, que em cada canto é carregado de cultura e história. Estamos muito felizes, pois essa é uma obra que beneficia São Luís, especialmente na área do turismo, contribuindo para o resgate da nossa bela história e fortalecendo as ações de valorização da nossa cultura, que se apresenta a nós de várias formas, inclusive, através da nossa culinária”, disse o prefeito Edivaldo.

O Museu da Gastronomia Maranhense, que tem a parceria do Governo Federal, via Ministério do Turismo, fica localizado na Rua da Estrela, nº 82, no Centro Histórico. O espaço contará a história da culinária maranhense aos visitantes locais e aos turistas de todas as regiões do Brasil e estrangeiros que visitam a capital. Além da exposição, que reunirá informações e curiosidades da gastronomia maranhense, o local será dedicado à oferta de cursos permanentes de capacitação na área da gastronomia. Para a reforma do prédio, que manteve seu projeto arquitetônico conservado, foram realizados serviços estruturais como os de reparação elétrica, hidráulica e recuperação de piso e forro.

O prefeito destacou que o Museu de Gastronomia soma-se às obras que vêm sendo executadas pelo Iphan em parceria com a Prefeitura de São Luís. “Essa parceria tem rendido frutos positivos para a população ludovicense, com o grande volume de investimentos que vêm sendo realizado no Centro de São Luís, a exemplo das obras do Complexo Deodoro e Rua Grande”, completou o prefeito.

A secretária de Turismo, Socorro Araújo, frisou a relevância do empreendimento para o incremento do turismo na cidade. “O Museu da Gastronomia Maranhense é uma grande conquista para São Luís. A nossa gastronomia é riquíssima, e todos poderão ter acesso à diversidade que é a culinária local, mostrando a trajetória entre os elementos que contribuíram para a formação da nossa culinária. O prefeito Edivaldo entregará à população maranhense uma oportunidade de estar ainda mais próxima da nossa cultura, desta vez por meio da gastronomia”, explicou a secretária.

Ainda que seja considerado um nicho de mercado que se configure como um atrativo complementar à toda planta turística de uma localidade, o Turismo Gastronômico revela-se como instrumento de divulgação e valorização do patrimônio cultural do destino turístico. A ambientação de todo o museu será baseada na proposta de oferecer aos turistas a oportunidade de ter contato com essa gastronomia e, também, de resgatar na população o sentimento de pertencimento e valorização da cultura local.

4 pensou em “Edivaldo vistoria Museu da Gastronomia Maranhense cujas obras estão sendo concluídas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *