Vila Magril ganha moderna praça para lazer e esporte

Quadra esportiva, calçamento com meio-fio, pavimentação, passeio, estacionamento para carros e motocicletas, canteiros com áreas verdes e arborizadas, academia de ginástica, playground e um espaço ao ar livre para atividades diversas. Assim está estruturada a Praça Vila Magril, inaugurada na tarde desta sexta-feira (14).

O projeto, que contempla uma área de 1.754,13m², foi totalmente idealizado e executado pela Agência Executiva Metropolitana (AGEM). Para a criação, foi promovido um estudo para escolha da área em que seria implantada a Praça. Em seguida, passou-se para a elaboração do projeto, que, depois de finalizado, foi apresentado à comunidade, que deu o aval para o início das obras. “Todas as etapas de nosso trabalho incluem representantes dos moradores, pois entendemos que o equipamento deve ser construído de acordo com as demandas desse grupo”, explicou o presidente da AGEM, Lívio Jonas Mendonça Corrêa.

A Praça Vila Magril está localizada na Rua São Jerônimo (esquina com as ruas Tamarindo e Laranjeiras), em uma área que, antes, servia como depósito de entulho e até sucatas (ferro-velho), propício ao acúmulo de água parada em períodos chuvosos e, consequentemente, um criadouro de mosquitos transmissores de doenças. “Apesar dessas limitações, o espaço era utilizado para reuniões e encontros da comunidade local. Daí a importância de um projeto como a Praça”, revelou Lívio Corrêa.

Transformando realidades

Durante a inauguração, o deputado federal eleito, Pedro Lucas Fernandes, destacou a importância da Praça para a Vila Magril. Ele revelou que, ao iniciar os contatos com a comunidade, oito anos atrás, percebeu as carências do bairro. “Por isso, desde então, procuramos desenvolver ações para melhorar a vida da população e hoje conseguimos inaugurar este espaço”, disse.

Lívio Corrêa também enfatizou a importância da obra. O presidente da AGEM destacou que um projeto para a zona rural é diferente dos que são destinados à zona urbana. “As comunidades rurais são mais carentes. Aqui na Magril, por exemplo, não havia nenhum espaço para lazer. Por isso o Governo do Estado tem determinado que sejam direcionados obras de melhoria para essas regiões”, revelou.

O presidente da Associação de Moradores, Cândido Júnior, reforçou o que disse Lívio Corrêa. “Sonhamos por muito tempo com essa Praça. E agora vamos nos comprometer a zelar por ela”.

Sobre a gestão do local, Lívio Corrêa revelou que, na próxima semana, uma equipe da AGEM e da Prefeitura de São Luís irá se reunir com representantes de moradores para formar um Comitê Gestor. “Este será responsável pela administração da Praça”, finalizou. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *