Secretário da Saúde desmente encerramento de serviços de ortopedia na capital

“Curioso o tipo de ‘denúncia’ com que tenho de lidar todos os dias. A mais nova é que teríamos fechado a emergência nos serviços de ortopedia e traumatologia em São Luís. Falso”. Essas foram as palavras usadas pelo secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, em uma publicação no Twitter, nesta quarta-feira (16).

A postagem foi feita após divulgação em massa de que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) teria encerrado o ‘único’ serviço de ortopedia ofertado pelo Governo do Estado, na UPA do Araçagi. “O Hospital Dr. Adelson de Sousa Lopes, na Vila Luizão, garante atendimento de urgência na área de ortopedia para toda a ilha. Tínhamos o serviço também na UPA do Araçagi, distante a poucos metros dali”, escreveu.

Em outra publicação na rede social, Carlos Lula explica que a SES acatou recomendação do Ministério da Saúde, em visita recente de requalificação da UPA do Araçagi, para manter apenas o serviço de ortopedia da Vila Luizão e destaca o investimento do Estado de quase R$ 3 milhões mensais para o funcionamento do Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão.

“A unidade realiza aproximadamente 400 procedimentos cirúrgicos por mês e atende pacientes referenciados, inclusive quando encaminhados para exames de tomografia. Além disso, a Grande Ilha conta, também, com a porta aberta do Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura (Socorrão II) referência no atendimento na área de traumatologia e ortopedia, cuja gestão é municipal. O resto, meus amigos, infelizmente é informação de quem quer apenas desinformar”, tuitou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *