Governo começa a elaboração do Plano Plurianual 2020-2023

A Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), realizou, nos dias 18 e 19 de Março, reuniões de planejamento com todos os órgãos do Estado para apresentar a metodologia que será utilizada para a elaboração do PPA 2020-2023, em encontro que aconteceu no auditório da Casa Civil.

De acordo com a secretária Cynthia Mota Lima, trata-se de mais um momento importante para o Estado, em que todos os órgãos estiveram reunidos para dar andamento, e, consequentemente, melhorar as ações desenvolvidas em prol da população maranhense.

“Tivemos dois dias de reunião e tenho absoluta certeza que nosso objetivo foi alcançado, que foi o de levar informações, além da troca de conhecimentos, entre os órgãos do Estado. Quero aproveitar para agradecer a todos que participaram do evento e dizer que seguiremos alinhando ações para termos cada vez mais melhores resultados”, destacou a secretária.

O coordenador de Planejamento e Orçamento da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e servidor do Estado há mais de vinte anos, Ribamar Soares, disse que essas reuniões são sempre produtivas, pois presta os devidos esclarecimentos junto aos órgãos para que todos possam conhecer a realidade do Estado.

“Há tempos nós já vínhamos alinhando com a Seplan nossas políticas em relação ao orçamento, pois sabemos da crise que afetou todo o Brasil, e seguimos direcionando nosso orçamento a essas políticas de contenção de despesas, claro, sem deixar a qualidade dos serviços de lado”, reiterou o servidor.

Também presente ao evento, a assessora especial do Governo, Ester Marques, elogiou a equipe da Seplan e comentou sobre o novo modelo de gestão que está sendo implantado no Estado.

“Eu tenho acompanhado bastante as ações da Seplan e tenho percebido que tem havido uma evolução muito interessante em relação a realização dos eventos, pois houve bastante interação, as pessoas estão mais atentas, apresentação dos trabalhos está mais leve. É um novo modelo, mais conceitual. Diminuir orçamento não significa dizer que a ação vai ter menos qualidade”, realçou Ester Marques.

“Nesse novo modelo, vamos organizar o monitoramento, o acompanhamento, e a Seplan está de parabéns nesse sentido, pois o trabalho que ela está desenvolvendo é fantástico, e é um esforço quase hercúleo, de mudar toda a concepção de planejamento do Maranhão. Eu já tive em várias áreas de planejamento e é a primeira vez que estou vendo isso na prática”, realçou.

O secretário-adjunto do Planejamento, Roberto Matos, que fez uma explanação dos aspectos gerais e orçamentários para 2019, reiterou que o Governo segue concentrando esforços, bem como intensificando as ferramentas de gestão à serviço do povo do Maranhão.

“Além de inovarmos na metodologia de elaboração do próximo PPA, aproximando esse importante instrumento de planejamento das agendas estratégicas do Maranhão, estamos trabalhando em um manual de políticas públicas, que reunirá um conjunto de ferramentas que nos ajudará a aperfeiçoar o desenho das nossas ações e fortalecer o processo de avaliação e controle social”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *