Marlon Botão comemora sucesso do carnaval e diz que plano é grande circuito Beira Mar – Passarela

Secretário municipal de Cultura, Marlon Botão

O secretário municipal de Cultura de São Luís, Marlon Botão, concedeu entrevista ao Blog para falar sobre o sucesso do carnaval da capital maranhense, que tem se consolidado como referência nacional e como é gerida a cultura municipal desde que o município passou a ter uma secretaria especifica de Cultura.

Para o secretário, ainda é necessário mais investimento para preservar a cultura raiz, mas com o orçamento atual, ainda é feito muito pelas festas populares.

Botão diz que o plano para o ano que vem é integrar o circuito de carnaval Beira Mar com o carnaval de Passarela, fazendo um grande circuito do Centro Histórico de São Luís, em uma parceria governo e prefeitura ainda mais sólida, reforçando ainda mais a cadeia turística e econômica.

Desde o primeiro ano de governo do prefeito Edivaldo em 2013, quando não houve Carnaval por conta da questão financeira, existe uma crítica relacionada à religiosidade do prefeito e a festa popular. Como você avalia essa crítica é como é a relação da prefeitura com setores da cultura popular?

Inicialmente, houve sim carnaval em 2013, não aconteceu o carnaval de Passarela, mas aconteceu o carnaval na Maria Aragão e em bairros de São Luís com apoio da prefeitura. Em relação a religiosidade do prefeito, afirmo que ele nunca interferiu no sentido de censura ou impedimento de qualquer manifestação ou festividade cultural por questões religiosas, ele sempre respeitou o princípio do estado laico. Por outro lado, apesar do aprofundamento da crise financeira a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior não tem medido esforços para dar sustentabilidade às políticas culturais, inclusive, garantindo a maior parcela dos investimentos para as festividades da cultura popular, embora reconheçamos que é necessário para os próximos anos ampliarmos o financiamento para a cultura, com mais orçamento, com as regulamentações do Fundo Municipal e da Lei de Incentivo do Município. Assim, teremos editais para a cobertura das diversas modalidades culturais e mais oportunidade para o fortalecimento da economia criativa e fortalecimento dos grupos culturais e preservação da nossa cultura de raiz.

O Carnaval de São Luís foi destaque este ano principalmente com o circuito da Beira Mar. Qual a contribuição da prefeitura no circuito?

O carnaval da Beira Mar vem se consolidando, tem como base uma logística organizacional muito bem montada, que começa com o arsenal de ações planejadas e executadas pela prefeitura de São Luís, com o reordenamento e controle do trânsito na cidade, que tem como célula principal a região do centro, temos que reforçar o sistema de iluminação pública, praticamente duplicando a tensão para atender com luminosidade suficiente a multidão esperada, disponibilizamos a estrutura da Praça Maria Aragão para dar suporte para vários órgãos do Estado, mantemos um contingente de guardas municipais, profissionais da área de saúde, ambulâncias do SAMU, guardas de trânsito e outros serviços complementares, enfim, a nossa parte na parceria com Estado é o alicerce para que o restante da infra montada funcione e a programação do circuito seja executada com sucesso. Além do mais, a prefeitura ainda cuida do Carnaval de Passarela, no Anel Viário, que tenho a esperança de quem sabe já para 2020 esteja integrando o circuito, que avance de Beira Mar para Circuito do Centro Histórico, quer dizer, acontecendo de uma ponta a outra, passando pela Passarela, dinamizando ainda mais o nosso carnaval, tornando-o mais amplo, com mais gente participando, atraindo mais turistas, aquecendo mais a cadeia produtiva da economia criativa, e assim a parceria prefeitura de São Luís e o governo do Estado fique cada vez mais sólida, pelo bem e desenvolvimento da nossa cidade.

O Carnaval de Passarela também teve grande público e vimos blocos e escolas bonitas desfilando. Como é hoje a organização do carnaval de passarela estruturalmente e a relação com as agremiações, sendo que antes havia muita reclamação sobre atrasos de pagamentos?

 A organização do Carnaval de Passarela vem evoluindo, embora que ainda temos que resolver muitos limites gerados, principalmente pela fragilidade financeira da maioria dos grupos culturais que participam do evento e ainda estão extremamente dependentes do poder público para se apresentarem, por outro lado, os custos de logística para montar e funcionar a estrutura é bem significativo, somando tudo, incluso os serviços das secretarias parceiras o investimento chega próximo de R$ 9 milhões. Então, falar em atraso de repasses é apenas mais uma etapa de um orçamento vultuoso para um evento de 5 dias, cheio de complexidades, que envolve centenas de pessoas trabalhando, o comércio informal presente com muitas famílias na labuta para garantir seu sustento.
Por outro lado, o Carnaval de Passarela é mais um exemplo da determinação e arrojo do prefeito Edivaldo Holanda Júnior no sentido de garantir as nossas principais festividades vivas. Estamos trabalhando muito em meio a uma crise nacional política e financeira sem precedentes, com muito resultados positivos e sempre procurando fazer o melhor pelo bem estar da nossa população!

O grande momento da cultura do Maranhão e de São Luís é a festa junina. Como está a preparação para este momento e o que o ludovicense e os turistas podem esperar?

Já estamos trabalhando na organização do São João 2019, mais um grande desafio que temos e vamos superá-lo. Com o comando do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e a parceria com o governo do Estado, através do Governador Flávio Dino e do responsável pela Secma, Diego Galdino, tenho certeza que este ano vamos ampliar o sucesso que foi ano passado.
Agora, estamos na etapa de fechamento do orçamento, esta semana já estaremos oficiando ao Estado buscando iniciar o diálogo e tratativas de encaminhamentos da parceria, o tamanho da cobertura dos espaços em conjunto, parcerias com comunidades de bairros e as novidades para este ano. Finalizo reiterando para a população da nossa cidade, que realizaremos um belo São João 2019.

2 pensou em “Marlon Botão comemora sucesso do carnaval e diz que plano é grande circuito Beira Mar – Passarela

  1. PARABÉNS MARLON BOTÃO PELO TEU EMPENHO NA ORGANIZAÇÃO DOS EVENTOS CULTURAIS DA CIDADE DE SÃO LUÍS, NÓS LUDOVICENSES NOS ORGULHAMOS POR TERMOS UM GRANDE SECRETÁRIO DE CULTURA, QUE NOS DÁ A ESPERANÇA DE QUE MELHORES DIAS VIRÃO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *