Gasto com pessoal: Adriano Sarney entra em contradição ao cobrar nomeações

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) precisa decidir se ele é liberal, a favor de um estado mais enxuto, com menos servidores e gastos públicos; ou se é a favor de um estado mais cheio, com mais servidores e mais serviços públicos.

Adriano passou a semana reclamando que o Maranhão estava acima do limite de gastos com pessoal , que o estado está inchado.  “quando Flávio Dino assumiu o Governo do Maranhão, o percentual de despesa de pessoal encontrava-se em 38,7%; hoje, 60,22% da receita corrente líquida do Estado está comprometida com a folha de pagamento de ativos”, disse em um dos discursos.

Claro que o deputado não disse que o excesso não é do Poder Executivo e sim dos gastos dos outros Poderes, principalmente o judiciário. O Poder Executivo sozinho não estoura a LRF e gasta 56,51% dos gastos com a folha.

Ainda assim, o governo Flávio Dino aumentou de fato os gastos com folha porque acabou com muitas terceirizações precárias do Roseana e nomeou mais de mil policiais, mais de mil professores, outros tantos na saúde e outras pastas. Gasto aumentado justificado pela necessidade do Estado.

Mas hoje, o deputado Adriano resolveu subverter seu próprio discurso ao defender a nomeação de mais pessoas para Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED). Concursados aprovados para Agência protestaram na Assembleia Legislativa pedindo nomeação e o deputado discursou reiterando a cobrança.

O governador disse em entrevista no início do ano que entre as medidas estimuladoras à reestruturação da AGED, está a nomeação dos concursados, que irá acontecer ainda este ano. Ele disse que eles serão os primeiros a ser chamados. O governador justificou a demora justamente pelos cuidados para evitar problemas jurídicos, administrativos e financeiros. Problemas estes que Adriano tanto criticou ao falar do excesso de gasto com pessoal.

O deputado precisa definir se quer mais ou menos gastos com folha de pagamento.

3 pensou em “Gasto com pessoal: Adriano Sarney entra em contradição ao cobrar nomeações

  1. O deputado Adriano sempre esteve correto em suas cobranças. Basta cortar secretarias e cargos comissionados que são indicações de políticos que é possível. Tanto para os concursados da Aged e da PM. Infelizmente você não sabe interpretar e fica emitindo opiniões de acordo com suas convicções políticas atacando por ele se opor ao Flávio Dino.

    • Além disso, a quantidade de concursados é o mesmo dos terceirizados. Porque não chamá-los? Pressão política para que os apadrinhados não percam empregos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *