Sá Marques reclama da falta de leitos de UTI na capital

O vereador Sá Marques foi à tribuna da Câmara Municipal de São Luís nesta segunda-feira (7) tratar de assuntos relacionados à saúde na capital maranhense. Ele reclamou de falta de leitos de UTI no sistema.

Ele levou o caso da jovem Flaviane Veras de apenas 29 anos, que morreu a espera de um leito. Acometida de uma infecção renal, ela foi para a UPA da Cidade Operária e como a situação se agravou foi para o Socorrão 1 onde teria que fazer uma drenagem e o equipamento para tal só tinha no Hospital Carlos Macieira e no Hospital Universitário Domingos Dutra. Como não conseguiu leito para nenhum destes dois hospitais ela faleceu na noite deste sábado (5). “A moça filha de uma pastora que era enfermeira e formanda em serviço social faleceu por negligência do poder público. Uma infecção renal evoluiu para o óbito”, lamentou.

O vereador também pediu o restabelecimento do posto de saúde do bairro do João Paulo, que atendia toda a região. Sá Marques solicitou a intermediação do líder do governo na Câmara, vereador Pavão Filho, que se comprometeu em intermediar junto ao poder executivo para que o posto volte a funcionar.

O vereador reiterou a cobrança pela cirurgia de joelho do senhor chamado Valdivino dos Santos, marcada há um ano e dois para o HTO e ainda não realizada.

Mudança na Caema

Sá Marques também se manifestou de maneira contrária à substituição do comando da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). É dada como certa a saída do atual presidente Carlos Rogério e a condução do advogado André dos Santos de Paula.

“O Carlos Rogério é um técnico de carreira da Caema e foi colocado em seu cargo o Andre de Paula, que é advogado. Os funcionários estão extremamente preocupados pelo novo comandante não ter o conhecimento da complexa rede de saneamento e ameaçar o direito dos trabalhadores”. O vereador reclamou do fato da Caema ter uma concessão cedida pelo município de São Luís e não respeitar a lei municipal de restabelecimento do asfalto quando realiza alguma ação na cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *