Proposta de Bolsonaro extingue município que lhe deu maior votação proporcional no MA

Pacto Federativo: Bolsonaro dá de presente ao prefeito Lahesio Bonfim a extinção do seu município

O Pacto Federativo, que foi entregue hoje pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, prevê a redução do número de municípios com a restrição para a criação de novas cidades e a incorporação pelo município vizinho de cidades com menos de 5.000 habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total será incorporado pelo município vizinho.

De acordo com o Ministério da Economia, há, atualmente, 1.254 municípios que seriam incorporados pelos vizinhos, de acordo com as mudanças propostas.

No Maranhão, são quatro municípios com menos de 5 mil habitantes segundo o último Censo. São eles: Nova Iorque, São Pedro dos Crentes, São Félix de Balsas e Junco do Maranhão.

Entre os municípios que podem deixar de existir está o de São Pedro dos Crentes, que deu a maior votação proporcional a Bolsonaro no Maranhão. Na cidade, o presidente venceu com 50,93%, o que no pequenino município corresponde a 1.501 votos.

O prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahésio Bonfim, deixou o PSDB e se filiou ao PSL, partido de Bolsonaro, chegando inclusive a dizer que queria ser candidato a governador do Maranhão. Pode acabar inclusive não tendo nem mais seu município para administrar. Ele foi até Brasília jogar loas para o presidente.

2 pensou em “Proposta de Bolsonaro extingue município que lhe deu maior votação proporcional no MA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *