Comunidade Floresta recebe escadaria revitalizada com uso da mão de obra de detentos

Para quem não conhece a realidade da comunidade, parece uma coisa boba e pequena a obra em uma escadaria. Mas a população que viveu um verdadeiro drama com a situação anterior, sabe a mudança de realidade com a recuperação da Escadaria da Floresta, na Liberdade, entregue na tarde desta sexta-feira (13) à comunidade. A obra foi realizada pela Agência Executiva Metropolitana (Agem), em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e Prefeitura de São Luís.

Foi reformada toda a parte danificada, com recuperação de rachaduras e canaletas, instalação de guarda corpo e iluminação correta. “Foi feita, ainda, a pintura de toda a extensão da escadaria, bem como a limpeza da área”, afirma o presidente da Agem, Lívio Jonas Mendonça Corrêa. Ao todo, a escadaria possui 55 metros.

E o aspecto de social de ressocialização de apenados com a inclusão e a perspectiva deles de serem inseridos no mundo trabalho é ainda mais significativo. Para o coordenador da Unidade Gestora de Manutenção e Automação da Seap, Fabrício Henrique Gomes – que no ato representou o secretário Murilo Andrade -, o ganho social da oba vai para além dos benefícios aos moradores. “A utilização da mão de obra de apenados em projetos como esse faz com que se possa ressocializar essa parcela da população e gerar renda para as famílias dessas pessoas”, disse.

Segundo Lívio Corrêa, obras como a da Escadaria da Floresta fazem parte da rotina de projetos demandados pelo governador Flávio Dino para as diversas secretarias do Estado. “A prioridade é a execução de obras que resolvam, de forma imediata, problemas da comunidade”, ressaltou.

Este aspecto também foi ressaltado pelo vereador Raimundo Penha. “Não é uma obra qualquer e sim um trabalho que gera diversos benefícios, tanto para os moradores, quanto para quem trabalhou na construção”. Segundo ele, ações como essa do Governo do Estado valorizam comunidades mais carentes. “Cada projeto que chega aqui é comemorado, pois há uma demanda muito grande de serviços de infraestrutura na região”, revelou o vereador.

A reforma faz parte do programa de melhoria da infraestrutura que vem sendo implementado pelo Governo do Maranhão, por meio da Agem.

Realidade anterior

Antes dos trabalhos do Governo do Estado, a escadaria estava completamente inadequada para o uso seguro dos moradores, com degraus danificados, resíduo doméstico espalhado em suas delimitações, além de iluminação precária. “Aqui antes era horrível e perigoso. Tudo quebrado e a gente corria risco de cair. Agora mudou. Temos essa escadaria bonita e segura”, disse a moradora Elimar Ribeiro.

Novos projetos

Ao final da entrega da reforma da Escadaria da Floresta, o presidente da Agem revelou que há outro projeto a ser realizado na comunidade. “Estamos fazendo os levantamentos para revitalização de outra escadaria, bem próxima a essa que acabamos de entregar”, afirmou Lívio Corrêa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *