Deputados maranhenses criticam projeto que facilita privatização de água e saneamento

A Câmara dos Deputados vota nesta quarta-feira (11) o marco legal do saneamento básico, considerado por partidos de oposição como um projeto que abre as portas para privatização da água e do saneamento. A fase de discussão do projeto foi encerrada e os deputados devem seguir com a votação.

O deputado federal Bira do Pindaré (PSB-MA) classificou o projeto como uma verdadeira privatização do saneamento e deu três motivos para justificar seu voto contrário. “Primeiro, água não é mercadoria. Segundo, os municípios não precisam disso, eles tem a liberdade de fazer a contratação que quiserem. Terceiro, como vão ficar os pequenos municípios e os bairros da periferia? Esses o setor privado não vai querer levar serviço de água e esgoto, vão ficar excluídos”, declarou no plenário.

Zé Carlos (PT) também se manifestou de forma contrária. “Mais um direito sendo atacado pelo governo de Bolsonaro. Acaba de ser aprovado na Câmara o PL que privatiza o Saneamento Básico. Com certeza os mais prejudicados serão a população de baixa renda”, afirmou.

“Meu voto contra o projeto de lei que abre caminho para a privatização do saneamento e da água. Precisamos ampliar é universalizar saneamento e abastecimento de água, mas não é com privatização que alcançaremos este objetivo. Votei não à privatização da água!”, disse Márcio Jerry (PCdoB).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *