Chico Viana: logo você que é do ramo?

É incrível o quanto pode ser incoerente o ser humano. De fato, Sarney tinha razão quando citou uma frase de Rui Barbosa “só quem não muda são as pedras” (e olha que ele entende bem de mudar de lado). Mas as pessoas não poderiam mudar tanto assim para o lado negativo. 
 

Chico Viana (PSDB) criticou O Imparcial por cobrar transparência da Câmara Municipal

Quando apresentava um programa em uma emissora de televisão local, o hoje vereador Chico Viana (PSDB) sempre falava que os vereadores não faziam nada porque não queriam. Quando somos pedra é uma coisa, quando viramos vidraça…
 
Ele foi por dois dias na tribuna do parlamento municipal criticar a reportagem de O Imparcial por conta da reportagem que falava da falta de transparência na Casa. (releia aqui). Então, faço algumas ponderações acerca do que falou o nobre tucano.
 

 

Chico Viana disse que O IMPARCIAL não cobre a Câmara de vereadores e ele nunca viu um repórter do jornal na Casa. Caro vereador, eu sou setorista da Câmara e sempre

 

estou na sessão, diferente da maioria dos parlamentares. Vossa excelência mesmo já me concedeu algumas entrevistas e entre elas disse em uma delas certo dia que não houve sessão por falta de quórum: “é lamentável que não tenha sessão por falta de quórum. Eu sei que cada um que faltou pode ter seu motivo, mas a prioridade é a sessão na Câmara. Já temos sessões somente segunda, terça e quarta!”. Está gravado!
 
Sempre existe um repórter da editoria de Política de O IMPARCIAL na Casa, quando

 

por motivo de força maior eu não estou lá, outro está. Não podemos é, em detrimento de acontecimentos de relevância maior, publicar todo dia matérias declarando que houve sessão em que foi aprovado requerimento “pedindo que a operação ‘São Luís Trafegável’ seja levada para a Rua Tiãozinho”. Mas como V. Ex.ª é assinante do jornal deve saber que demos destaque a ações positivas como o painel com o Secretário Clodomir Paz (SMTT), o início da legislatura 2011-2012 e o pleito dos vereadores por uma nova sede.
 

 

Ele também falou que não é obrigação da Casa divulgar a freqüência do parlamento e que o repórter deveria ficar anotando como louco a frequência dos vereadores durante um ano inteirinho para medir a assiduidade. Mas caro Chico, como jornalista deveria saber que este tipo de matéria deve estar bem embasada em provas, pois não quero nenhum processo contra mim. Ainda que eu ficasse fazendo isto durante um ano, quando tabulasse e publicasse o ranking, o mais faltoso ainda iria alegar que eu estava mentindo

 

 e que não tinha como provar que ele era o mais faltoso. Engraçado que fizemos o mesmo tipo de matéria com a Assembleia Legislativa e foi muito tranquilo a divulgação da frequência. Não quero ficar tranquilamente na Redação esperando a resposta como

 

você colocou, só quero que liberem para que eu possa verificar o livro de ponto aí mesmo na Câmara.
 
Uma eleitora colocou muito bem no programa do jornalista Silvan Alves, na Rádio Educadora AM, que a população só pode saber das coisas da Câmara e dos demais entes públicos através da imprensa. Se não permitem que ela saiba por meio da imprensa como ela vai saber se quem ela votou está trabalhando para merecer outro voto de confiança!?
 
Se a Câmara não gosta do jornal, não tem problema, divulguem para outro veículo de comunicação. Nós não estamos com nenhuma interesse escuso como colocado, só estamos fazendo jornalismo, e o nobre vereador como jornalista sabe que um dos preceitos da profissão é fiscalizar o poder público, pois a imprensa é apenas um meio. Só queremos o que pedimos bem claramente: transparência! Se o parlamento não quer dar, faço minhas suas palavras: “me compre um bode”