Grupo de Weverton articula queda de Igor Lago

Grupo articula PDT Pós-Igor Lago

O PDT maranhense viveu uma semana de instabilidade. O grupo ligado ao deputado federal Weverton Rocha (PDT), amparado pelo Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, pretende destituir do cargo de presidente do PDT maranhense Igor Lago, filho do ex-governador Jackson Lago. Por enquanto, Lago continua comandando a legenda, embora o mandato da Comissão provisória tenha terminado na última quinta-feira.

Um grupo de pedetistas insatisfeitos com o comando de Igor já estavam preparando a sua destituição, mas preferiram esperar mais um pouco. O PDT no estado está sob o comando de uma comissão provisória, nomeada pela Executiva Nacional e não com um Diretório eleito, o que deixa a cargo da direção nacional o poder de destituir o comando. Daí, como Weverton tem maior influência na Nacional, a articulação dele pode ser decisiva para destituir o mandato de Lago.

As declarações do filho de Jackson contrariando o que disse o Ministro Carlos Lupi sobre o caso da viagem do Ministro ao Maranhão, em 2009 podem ter sido decisivas para o afloramento do grupo que pretende derrubá-lo. Lago disse que negou que o diretório estadual tenha arcado com os custos de um avião King-Air utilizado por Lupi, contrariando o que havia sido pelo Ministério à imprensa. A partir daí, ganhou a inimizade do Ministro e de seu pupilo, Weverton.

O grupo formado pelo deputado federal Weverton Rocha, os vereadores Barbosa Lage e Ivaldo Rodrigues; os secretários municipais Graça Paz (articulação política), Clodomir Paz (Trânsito e Transporte), Pavão Filho (Orçamento Participativo), Júlio Filho e Euclides Moreira (presidente da Func) se reuniu na última sexta-feira para começar a traçar os novos rumos da legenda. O grupo se fechou para montar tanto a executiva municipal quanto a estadual pedetista, mas ainda não foram declinados os nomes para os cargos. Porém, já é dada como certa a destituição de Igor Lago.

Na reunião, preferiram ainda não fechar os nomes, mas três são os mais cotados para comandar as duas principais comissões: estadual e municipal de São Luís. Clodomir paz, Weverton Rocha e Julião Amim aparecem como mais cotados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *