Novo prazo para duplicação sair do papel

Reunião de Max Barros com representantes do Dnit

O secretário estadual de Infraestrutura, Max Barros (PMDB), esteve ontem em Brasília discutindo o cancelamento da licitação das obras de um trecho de 26 Km do Estreito dos Mosquitos a Bacabeira de para duplicação da BR-135. Ao final da reunião, o secretário saiu com um prazo estabelecido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) para o início das obras: junho de 2012.

Max Barros disse aos representantes do Ministério dos Transportes que o governo do Maranhão não concordou com a atitude unilateral de cancelar a licitação, mas que considerava aceitável o novo prazo proposto, considerando que é irrevogável a decisão, e entre janeiro e junho, é praticamente impossível fazer serviços de terraplenagem, por conta das chuvas que atingem o solo onde será feita a duplicação da BR.

“O Governo do Estado foi tomado de surpresa, mas a licitação já foi cancelada unilateralmente e isso é um fato irrevogável. Dentro desta realidade, o que nos parece claro é que devemos definir, de agora em diante, um cronograma de trabalho rígido, que seja cumprido, porque o Maranhão não pode ficar com essa pendência. São vidas que se perdem todas as semanas nessa rodovia”, afirmou.

O Ministério dos Transportes informou que a suspensão se deu por razões técnicas, colocando a culpa na deficiência do projeto. Segundo nota do Ministério, interferências no caminho como adutoras, instalações elétricas, cabeamento óptico e o trecho de ferrovia ao lado da estrada provocaram o cancelamento.