Pesquisa: Flávio Dino lidera com folga

Se o presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), cumprir os prognósticos de não se

Flávio Dino: se não se candidatar, pode perder grande oportunidade

candidatar a prefeito de São Luís em 2012 de olho no Palácio dos Leões em 2014, pode perder a maior oportunidade de vencer uma importante eleição. Isto porque os números lhe são muito favoráveis e a atual má avaliação da administração de João Castelo (PSDB) pode ajudar a ser eleito até no primeiro turno.

A pesquisa do instituto Amostragem, divulgada pelo portal do PCdoB, Flávio aparece com com 40,33%, seguido do atual prefeito João Castelo(PSDB) com 17,5%. Edvaldo Holanda Júnior (PTC) fica em terceiro lugar com 9,67%; Bira do Pindaré (PT) em quarto, com 7,5%. Na sequência estão Tadeu Palácio (sem partido), com 6,83%; Eliziane Gama(PPS), tem 4,33%; Max Barros(DEM), pontuou 3,67%; Roberto Rocha(PSB), 2%; Marcos Silva(PSTU), 1,5%; e Haroldo Sabóia(Psol), com 0,83%. Dos entrevistados na pesquisa 2% não opinaram ou não souberam responder e 3,83% disseram que votariam nulo.

Já no cenário mais enxuto, com os partidos de oposição coligados, Flávio Dino tem 54%, contra 20% de João Castelo e 6,17% de Max Barros, candidato da governadora Roseana Sarney. Marcos Silva aparece com 3,83% e Haroldo Sabóia a 2,5%.

Outro fator importante da pesquisa, é que se o nome de Dino for retirado da pesquisa, o prefeito João Castelo venceria a disputa 11,62% em relação ao segundo colocado. Ou seja, venceria por W.O.

Mas é importante atentar para o nome que parece ser o fiel da balança, do deputado federal Edvaldo Holanda Jr. (PTC). Ele é o terceiro colocado e o com menor índice de rejeição, 9,17%. O garoto é visado por todas as tendências: Castelistas, roseanistas e oposição. 

Os números parecem mesmo condizer razoavelmente ao cenário atual. Até pelo fato do grupo Sarney, que faz várias pesquisas a muito tempo não fazer nenhum alarde, nem divulgar os resultados. Max Barros realmente não entrará na disputa para ganhar.

A outra questão que fica é: Flávio perderá a oportunidade de chegar ao Palácio de La Ravardiére pela ânsia de ser governador?