Trocas de partido já estão definidas

Encerrou na última sexta-feira (7) o prazo para filiação partidária para quem deseja concorrer nas eleições de 2012. Nas movimentações das peças do tabuleiro do pleito, nomes importantes trocaram de legenda, visando uma vaga no executivo ou legislativo dos principais municípios do Maranhão.

CONFIRA AS PRINCIPAIS MUDANÇAS

Roberto Rocha (PSDB – PSB)
Ex-deputado federal, Roberto Rocha deixou a presidência do PSDB para buscar nos ares no ninho socialista. Rocha foi tucano por 16 anos e por desavenças com os prefeitos João Castelo (São Luís) e Sebastião Madeira (Imperatriz), acabou deixando o PSDB em 14 de julho e se filiando no partido socialista em 28 do mesmo mês. No fim de setembro, Rocha conseguiu se tornar presidente do diretório municipal e é pré-candidato a prefeito de São Luís.

Max Barros (DEM-PMDB)

Apesar do peso do nome, que será candidato à prefeitura da capital, esta mudança tem pouca significância no cenário político, por serem partidos extremamente próximos no Maranhão. O DEM é aliado de longa data do PMDB a nível estadual e mesmo co o surgimento do PSD continuarão sendo parceiros. A mudança se deu muito mais para deixar o partido da governadora em evidência e pelo fato do PMDB por ter mais tempo de televisão.

Bia Venâncio (PDT – PSD)
A prefeita de Paço do Lumiar não estava achando sustentação dentro do PDT para engrenar sua reeleição e achou melhor buscar caminho mais confortável em um partido da base aliada do governo Roseana. Vendo nomes como o deputado Manoel Ribeiro (PMDB) e Pinto da Itamaraty com interesse em concorrer ao comando da cidade, achou no PSD o melhor caminho.

Tadeu Palácio (PMDB-PP)
O ex-prefeito de São Luís, Tadeu Palácio, deixou o PMDB dia 22 de agosto por conta da decisão da governadora Roseana Sarney (PMDB) de apoiar Max Barros (PMDB) como seu candidato à prefeitura da capital. Tadeu era secretário de turismo do governo Roseana e entregou o cargo e se desfiliou a legenda da governadora. Ele passou todo o mês de setembro em negociação com várias legendas. Ao fim, acertou com os progressistas na última sexta-feira. 

Osmar Filho (PTC-PMDB)
Já a disputa por vaga na Câmara teve duas alterações de vereadores com mandato. Uma foi a de Osmar Filho que desde março desde ano e articulou sua filiação em várias legendas da base roseanista até fechar com o partido da governadora na última quinta-feira.

Severino Sales (PR-PMDB)
Outro aliado da governadora que se filiou junto com Osmar Filho e aumenta a capacidade de votação do partido. Severino foi expulso do PR após desavenças com a direção da legenda.

Helena Duailibe (PSB-PMDB)

Outra que reforça o PMDB é a vice-prefeita Helena Duailibe. A vice-prefeita, que já não tem um bom relacionamento com o prefeito João Castelo (PSDB) há muito tempo, também, estava jogada para escanteio no PSB, por conta de sua aproximação com o grupo da governadora. Helena se filiou no último dia e busca uma vaga na Câmara municipal.