Washington com metade do tempo da propaganda eleitoral

Washington terá metade do tempo de TV.

O tempo de televisão durante a propaganda eleitoral na campanha para prefeito tem sua divisão baseada na composição da Câmara Federal. Os partidos com mais deputados tem maior tempo de televisão. No horário eleitoral, de 30 minutos por turno, a divisão é de 20 minutos para ser divido proporcionalmente de acordo com a representatividade do partido na Câmara federal e 10 minutos para ser dividido igualmente entre todos os candidatos.

Somente o PT e PMDB têm juntos 32% do tempo de TV, ou seja 6min36seg. Caso a candidatura de Washington se confirme e conte mesmo com o apoio de todos os partidos de sustentação do governo Roseana, seu tempo de televisão deve ser gigantesco. Se juntarmos a ele DEM, PR, PTB, PRB, PMN, PHS, PSL, PSC, PV, PTdoB, PRTB, e PSD o tempo de Washington pode chegar a 13min54seg, o equivalente a 69,5% do tempo proporcional às bancadas federais.

Caso os partidos de oposição realmente lancem uma única candidatura que pode ser Tadeu Palácio (PP), Eliziane Gama (PPS), Roberto Rocha (PSB) Edivaldo Holanda Jr. (PTC) ou Flávio Dino (PCdoB), terão o tempo 3min54seg, o que equivale a 19,5%. Caso saiam isolados, terão um tempo bem reduzido, que ficaria Tadeu (1min36seg), Roberto Rocha (1min12seg), Flávio Dino (36seg) e Eliziane Gama (30seg). Vale ressaltar que este é apenas o tempo de bancada, ainda cabendo o tempo que é divido entre o número de candidatos igualmente (10 minutos). Caso Edivaldo Holanda Jr. (PTC) saia candidato sem coligação terá apenas o tempo que é dividido igualitariamente.

Já o prefeito João Castelo (PSDB) que deve contar com o PDT e possivelmente fisgar alguns dos partidos menores deve ter somente no tempo proporcional com 3min, o equivalente a 15% do tempo de acordo com a bancada federal de PSDB e PDT.

Pelo prognóstico atual, devemos ter cerca de cinco candidaturas. Mas se tivermos 10 candidatos, como em 2008, cada um terá direito a um minuto do tempo que é dividido igualitariamente.

A divisão será bem diferente da de 2008, que o tempo foi equilibrado entre os candidatos Gastão Vieira (PMDB), João Castelo (PSDB) e Flávio Dino (PCdoB). O peemedebista teve 4minutos e 20 segundos, contra 4 minutos e 16 segundos dos dois adversários. Clodomir Paz (PDT) teve um pouco menos de tempo: 3minutos e 34 segundos.

Como deve ficar o tempo dos candidatos:

 Washington Oliveira (PT) ≈ 15 minutos

João Castelo (PSDB) ≈ 4 minutos

Tadeu Palácio (PP) ≈ 2,5 minutos*

Flávio Dino (PCdoB)  ≈ 1,5 minutos*

Eliziane Gama (PPS) ≈ 1,5 minutos*

Roberto Rocha (PSB) ≈ 2 minutos*

Edivaldo Holanda Jr (PTC) ≈1 minutos*

*Caso os cinco últimos saiam coligados, o candidato terá o segundo maior tempo, de  ≈ 5 minutos.

*Ainda existem os candidatos de partidos menores que devem lançar candidatura própria e beliscar parte do tempo dividido igualitariamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *