O que foi notícia em maio

O blog volta após ficar quase um mês hibernando. Para não deixar o leitor “boiando” sobre alguns assuntos pertinentes da política local, fiz um apanhado dos principais assuntos que movimentaram os bastidores políticos em maio e destaco os três de maior relevância. Vamos a eles:

CPI afundada

Logo no início de maio era esperado que a Assembleia Legislativa do Estado aprovasse a CPI da Pistolagem, faltando apenas uma assinatura (vide post abaixo). Para surpresa de todos (ou não) o que aconteceu foi que mais parlamentares retiraram seus nomes da proposta de CPI e ela foi para o brejo. André Fufuca (PSD) e Chico Gomes (DEM) haviam assinado e retirara os nomes.

Bia desiste

A prefeita de Paço do Lumiar, Bia Venâncio (PSD) deu um adeus a qualquer pretensão política de maior alcance na carreira. Prefeita de primeiro mandato poderia tentar a reeleição, como é o caminho natural para todo chefe de executivo. Mas Bia declinou de tentar novo mandato e apoia agora a pré-candidatura de Adriano Sarney, filho do deputado federal Sarney Filho (PV). Muitas ações de improbidade e afastamento ajudaram a definir pela desistência de Bia em tentar um novo mandato, que provavelmente teria o mesmo destino do primeiro.

Zé Reinaldo com Castelo

O ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) assumiu a secretaria de Governo do prefeito João Castelo (PSDB). O movimento político suscitou um acordo em Flávio Dino (PCdoB) e Castelo, até pela relação entre o comunista e Tavares. O certo é que Castelo se fortaleceu com a aliança e Flávio veio a público confirmar que não seria candidato a prefeito. Edivaldo Júnior (PTC) deve ser indicado em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *