“Procuramos copiar o Congresso Nacional”, diz Arnaldo sobre auxílio moradia

O jornal O Globo publicou uma matéria sobre o pagamento de auxílio moradia a parlamentares que moram nas capitais dos Estados. No Maranhão, o jornal carioca citou os deputados Manoel Ribeiro (PTB) e Antonio Pereira (DEM). Nenhum dos dois esteve hoje (14) na Assembleia.

Vale lembrar que O Globo se baseou bens nas declarações de bens dos deputados e no fato destes dois terem seis moradias em São Luís. Mas é bom lembrar que o benefício é pago religiosamente a todos os parlamentares, sendo que a maioria, mesmo tendo base eleitoral no interior, possui moradia fixa em São Luís.

O presidente da Assembleia, Arnaldo Melo (PMDB) escapou pela tangente ao ser questionado sobre o assunto nesta quinta-feira (14). Quando perguntado se existia alguma possibilidade de extinguir o benefício para os moradores da capital, disse que esta é uma decisão coletiva. “É muito difícil se tomar uma decisão unilateral. Procuramos aqui copiar o Congresso Nacional [que também paga auxílio-moradia aos brasilienses]. Isso é em todo o país. Em todos os estados isso ocorre”, afirmou.

Apesar da “legalidade” constituída pela repetição da prática em outros estados, quando perguntado se achava isto moral, ele disse que cada caso é um caso, e justificou o seu em particular, pelo fato de manter casa também no interior, que serve como ponto de reuniões. ”
A Justiça não tem que ser feita só para um. Eu não decido sozinho. As decisões têm que ser em consonância com a Mesa Diretora de nove membros, e as lideranças. Todos têm base no interior, mesmo os que fazem mais política na capital. No meu caso por exemplo, eu mantenho uma casa na minha base em Passagem Franca com toda a estrutura. É difícil de explicar para o eleitor e para a sociedade. E merece discussão. Mas cada caso é um caso”, justificou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *