Por falso furo, EMA adianta matéria que só deveria ser publicada amanhã

E-mail da Secom embargando matéria do VLT para sexta.

Lembram quando jornalistas de O Estado do Maranhão reclamaram em seus blogs da secretaria de comunicação de São Luís dizendo que o secretário havia vazado informação “exclusiva” que o jornal publicaria no outro dia? Não vale mesmo a pena lembrar. Mas o mesmo jornal que defendia tanto a ética jornalística simplesmente publicou nesta quinta-feira (28) um release (texto de assessoria distribuído à imprensa) que deveria ser publicado somente na sexta-feira (29).

É de praxe que as assessorias de imprensa dos órgãos públicos mandem textos prontos para os jornais publicarem solicitando as datas de publicação para o fim de semana. O governo do estado e a prefeitura de São Luís comumente enviam à imprensa matérias embargadas para sábado, domingo e segunda-feira, auxiliando a produção dos jornais nestes dias e tendo espaço para divulgar suas informações. Os veículos respeitam as datas para não ter um “furo” desmerecido.

Hoje, está publicada na página 5 (geral) do EMA a matéria sobre o cancelado licenciamento ambiental do VLT, que todos os demais veículos só publicariam na sexta, como foi solicitado pela Assessoria de Comunicação da prefeitura.

Agora, como os demais veículos irão publicar na sexta a matéria que já saiu hoje no EMA dando a imprensão de que os demais sairam atrás? Para o leitor desavizado ficará a imprensão de que os outros veículos foram “furados” pelo EMA, uma vez que na realidade, apenas respeitaram regras básicas de ética jornalística.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *