Comissão da Verdade da AL define 53 nomes para depor

comissaoA Comissão Parlamentar da Verdade do Maranhão (CPV/MA) se reuniu durante toda tarde desta quara-feira (22), na Sala de Comissões da Assembleia Legislativa. O deputado Bira do Pindaré (PT), presidente da Comissão mediou os trabalhos ao lado dos deputados Othelino Neto (MD) e Carlinhos Amorim (PDT).

A reunião teve como objetivo definir a lista de nomes das pessoas que serão ouvidas oficialmente pela CPV/MA. As datas das oitivas ainda não foram definidas pelos membros da Comissão. Foram listados 53 nomes de vítimas e/ou familiares de vítimas em todo o estado.

Ao final dos trabalhos e oitivas da CPV/MA será elaborado um relatório que será encaminhado a Comissão Nacional da Verdade. Várias personalidades do Maranhão com reconhecida atuação junto aos movimentos sociais e aos movimentos de esquerda contribuíram com a audiência e indicaram nomes a serem ouvidos.

 

O poeta Joãozinho Ribeiro, a ex-deputada Helena Heluy, o ex-deputado Haroldo Sabóia, o advogado Antônio Pedrosa, os jornalistas Franklin Douglas e Aldionor Salgado, o bispo Dom Xavier Guilles e o advogado da Comissão Pastoral da Terra Diogo Cabral engrandeceram os debates apontando nomes e sugestões quanto à metodologia das oitivas.

Francisco Soares, sobrinho do militante político de esquerda Ruy Frazão, compareceu ao evento e comprometeu-se em contribuir com o que for necessário na recuperação da memória e da verdade no Maranhão e no Brasil. Diogo Cabral destacou o massacre sofrido por 20 trabalhadores rurais na região limítrofe entre Buritucupu e Santa Luzia, no ano de 1979.

De acordo com o trabalhador rural Manoel do Pindaré, as ossadas dos trabalhadores estão em uma depressão/buraco de difícil acesso justamente entre os dois municípios. Os ex-deputados Haroldo Sabóia e Helena Heluy foram os que mais contribuíram com a indicação de nomes.

A Sociedade Maranhense de Direitos Humanos a CPT e a FETAEMA apresentaram uma lista com mais de 140 nomes de trabalhadores rurais assassinados durante o período da Ditadura Militar. A próxima reunião da CPV/MA, com data a ser definida, definirá o calendário das oitivas e as prioridades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *