Prefeitura vence primeira prova de fogo sobre base aliada na Câmara Municipal

Câmara aprova remanejamento do Fundo  da Cultura com voto contrário apenas de Fábio Câmara. Base consolidada.

Câmara aprova remanejamento do Fundo da Cultura com voto contrário apenas de Fábio Câmara. Base consolidada.

Apesar de alguns blogueiros terem tentado inverter os fatos sobre a base aliada do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC), na Câmara Municipal, o petecista venceu a primeira prova nesta quarta-feira (8). Foi enviada à Casa a mensagem 07/2013, solicitando o remanejamento do Fundo Municipal de Cultura para a Fundação Municipal de Cultura (Func). A solicitação causou protesto do oposicionista Fábio Câmara (PMDB). Porém, foi aprovada por todos os demais presentes na sessão.

Quando foi aprovada a criação da Secretaria no ano passado, foi também aprovado o Orçamento com o Fundo Municipal de Cultura dentro da secretaria que seria instituída este ano. Porém, com o veto do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) a esta criação, os recursos não poderiam ser utilizados. Inclusive o São João, poderia ser prejudicado sem o remanejamento. Assim, o prefeito enviou o projeto para que o Fundo passasse para a Func, já que a secretaria ainda não existe.

“No momento que não existe porque o prefeito vetou, não existe este órgão. Então, para aplicar os recursos para as manifestações culturais. Ele teria que alocar os recursos na Fundação. A Câmara aprovou o remanejamento que é legal e constitucional. A Func é o único órgão que existe atualmente que cuida da cultura da nossa cidade”, alertou o vereador Pavão Filho (PDT).

Apesar dos protestos, a mensagem foi aprovada por todos os presentes, exceto Fábio Câmara. O líder do governo, vereador Honorato Fernandes (PT) agradeceu aos outros parlamentares. “É uma formalidade para podermos realizar o São João. O meu partido, o PT, que está na direção da Func, é o maior interessado e que a secretaria seja criada, mas não podemos nos antecipar. O presidente Francisco Gonçalves já está formulando com sua equipe um novo projeto para ser enviado à casa”.

Mas na segunda-feira, haverá outro teste de fogo, quando será votado o veto da criação da secretaria municipal de cultura, em sessão extraordinárias, ás 9h.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *