Resumo dos principais fatos políticos do período de recesso

O que de mais importante ocorreu nos dias de recesso do Blog:

Manifestações

As manifestações continuam em São Luís e no interior do estado. Na capital, a área Itaqui-Bacanga concentrou o maior número de manifestações. Embora o movimento já esteja mais desgastado, continua fazendo barulho.

Conselho de Roseana

O governo deve explicar logo e de maneira contundente o “Conselhão”, denunciado na semana passada. Com quase R$ 6 mil por mês na conta bancária, ex-prefeitos e cabos eleitorais do interior recebem para comparecer a uma única reunião por mês no Palácio Henrique de La Rocque. Até mesmo ex-prefeitos presos pela Polícia Federal são agraciados.

Médicos

No último domingo (30), médicos fizeram manifesto em São Luís contra a “importação” de médicos do exterior. O Blog já deixa claro que é a favor da importação de médicos, pois este é sim um dos graves problemas da saúde no país. A grande maioria dos médicos brasileiros não quer trabalhar onde está a grande maioria dos pacientes: interior e periferia. Mesmo com atrativos salários, os municípios afastados carecem do profissional. No dia em que os médicos brasileiros optarem pro atender esta demanda não precisaremos “importar”.

Parceria prefeitura de São Luís/governo do Maranhão

Aparentemente, as parcerias entre a prefeitura de São Luís e o governo do Estado estão finalmente começando a se desenhar. A manifestação de interesse do Governo do Estado em celebrar com a Prefeitura parcerias em torno de ações concretas, especialmente na questão da mobilidade urbana, abre uma boa oportunidade que deve ser objeto de reuniões entre equipes técnicas do Governo e da Prefeitura. Uma reunião deve ocorrer ainda esta semana.

Coroadinho

A prefeitura de São Luís assinou ordem de serviço para a pavimentação de 482 vias na região do Polo Coroadinho. No dia do aniversário do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC), ele oficializou o início das obras de asfaltamento. Serão R$ 36 milhões em recursos do FGTS, através do Programa Pró-Transporte (PAC Pavimentação), para a execução das ações em 482 vias na região da Bacia do Bacanga, totalizando 62 km de extensão.

Fernando Fialho

O secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho, finalmente compareceu à Assembleia legislativa para prestar esclarecimentos sobre o convênio celebrado pela Sedes com o Grupo de Ação Social Vera Macieira. O secretário fez uma ampla explanação, mas não respondeu de fato, aos principais questionamentos dos deputados. O Secretario não soube dizer onde fica a sede do Instituto Vera Macieira ou quem são seus responsáveis legais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *