Câmara de São Luís não tem voto secreto há 12 anos

foto de Astro de Ogum“Enquanto o Congresso Nacional ainda está em dúvida se estabelece ou não a votação aberta, a Câmara Municipal de São Luís deu exemplo, uma vez que foi uma das primeiras casas parlamentares do País a extinguir o voto secreto em todo tipo de votação. Isso é transparência, é coragem e determinação”.

A afirmação foi feita nesta quarta-feira (4), pelo primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PMN), ao analisar e demora do Congresso em aprovar o projeto  que acaba com o secreto, instrumento pelo qual a Câmara Federal acabou por manter o mandato do deputado Natan Donadan, que está preso por corrupção.

O projeto que acabou com a votação secreta no Legislativo Ludovicense  foi de autoria do ex-vereador Abdon Murad (PMDB), atual presidente do CRM (Conselho Regional de Medicina). Na opinião de Astro, votação secreta é um autêntico desrespeito  ao eleitorado e um atestado de covardia.

Para Abdon Murad, “cada parlamentar tem que externar sua posição “cada parlamentar tem que externar sua posição, para que no parlamento haja transparência. Tem que mostrar a sua cara”. Acrescentando ele fala: “sempre achei que votar escondido da população, dos eleitores, é errado. “Por isso, fiz o projeto derrubando o voto secreto, para que a população saiba o que pensa e como agem os políticos”. Completando ele assinala que “a derrubada dos votos secretos na Câmara Municipal de São Luis foi um marco importante na política maranhense e do Brasil’.

Pioneirismo em dobro – Também o presidente do Legislativo Ludovicense, vereador  Antonio Isaias Pereirinha (PSL), ocupou a tribuna da Casa para destacar o pioneirismo do parlamento de São Luís a abominar a votação secreta. Pereirinha fez questão de enfatizar que a Câmara ludovicense não é só pioneira no assunto do fim da votação secreta, como também saiu na frente dos demais parlamentos brasileiros ao aprovar a proposta de orçamento impositivo. “Nós temos marcado posição pioneira em temas de grande interesse da Nação, numa prova de demonstração do trabalho que a Câmara Municipal de São Luís se mostra sempre presente em temas de interesse da coletividade”, afirma Pereirinha para completar: “neste momento faço uma conclamação para que todos nós vereadores, bem como a sociedade em geral mostre para todo País o que nós fazemos e mais uma vez nos colocamos a frente das causas de interesse do povo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *