Começa hoje mutirão de cirurgia ortopédica em São Luís

Mutirao cirurgiaA Prefeitura de São Luís inicia neste sábado (21) um mutirão de cirurgia ortopédica. A expectativa é que cerca de 100 procedimentos sejam realizados no período de um mês, em pacientes provenientes do Hospital Dr. Clementino Moura (Socorrão 2), através do convênio existente com a Santa Casa de Misericórdia. Até o final da tarde desta sexta-feira (19), 46 pacientes que participarão da primeira etapa da ação começaram a ser transferidos para a Santa Casa.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Cesar Felix, em curto prazo, será possível diminuir sensivelmente a fila de espera para este tipo de procedimento na rede de saúde da capital. “Com esta ação daremos maior celeridade aos procedimentos, conforme determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, de buscar instrumentos para cuidar bem das pessoas e melhorar a vida da população”, destacou.

Inicialmente, serão realizados procedimentos de baixa e média complexidade. As cirurgias de maior dificuldade deverão ser executadas no próprio Socorrão e, também, no Hospital Universitário Presidente Dutra, que faz parte da Rede SUS em São Luís.

Hoje, 88 leitos ortopédicos estão ativos no Clementino Moura. Com a Santa Casa, mais 55 novos leitos poderão ser utilizados, além de estrutura com nove salas de cirurgia, com condição para realizar uma média de 15 operações por dia. Até a tarde desta quinta-feira (19), cerca de 180 pacientes aguardavam por intervenção cirúrgica. Nos últimos quatro dias, 52 procedimentos foram realizados pelo Socorrão 2, em regime de mutirão.

Para o lavrador, Carlos Santos, 22, morador do município de Penalva, que há 20 dias estava internado no hospital, a parceria com a Santa Casa vai trazer um alívio para ele e muitos outros que enfrentam a fila de espera. “A gente fica ansioso pelo atendimento. Agora, a gente está vendo que ficou tudo mais perto”, ressaltou o jovem, vítima de acidente com motocicletas. O atendimento a pacientes com traumas provenientes de acidentes do mesmo tipo é um dos principais realizados pelo hospital, com cerca de 70% dos casos.

De acordo com o secretário Cesar Felix, a Prefeitura tem buscado as soluções necessárias para desafogar as unidades de urgência e emergência, fazendo investimentos pontuais e reforçando parcerias importantes. Felix observa ainda que grande parte dos atendimentos em São Luís continuam sendo realizados em pacientes de outros municípios, inclusive de muitos que não são conveniados com a rede SUS de São Luís.

“Estamos organizando, criando condições e buscando soluções efetivas para reverter essas filas de espera. Mas, para que isso aconteça de forma satisfatória, é necessário que os municípios do interior do estado criem condições na suas redes de saúde para evitar que pacientes sejam encaminhados para as unidades de alta complexidade em São Luís para a realização de procedimentos simples, que poderiam ser tratados em uma unidade básica de saúde da sua própria localidade”, afirmou Cesar Felix.

Em reunião com o gestor da Santa Casa de Misericórdia, Abdon Murad, que contou ainda com a presença do vereador Honorato Fernandes (PT), a Secretaria Municipal de Saúde discutiu também a viabilidade de promover ações semelhantes em outras especialidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *