Intervenções no trânsito para o aniversário de São Luís

Atuando na operacionalização das festividades do aniversário de 401 anos de São Luís, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) fará alterações no trânsito do centro da cidade, no próximo domingo (08), para o Desfile Cívico-Cultural Estudantil. A SMTT também fará o disciplinamento no trânsito para Corrida La Ravardière, que será realizada na manhã de domingo, às 6h30. Durante todo o percurso, a Secretaria trabalhará para garantir a fluidez do trânsito e a segurança dos participantes.

Com a temática “São Luís, um lugar especial, uma viagem inesquecível”, 1.200 alunos representarão 21 escolas da rede municipal de ensino em homenagem a São Luís no Desfile Cívico-Cultural Estudantil. A concentração será na Praça João Lisboa, no Centro. De lá, os ônibus que deixarem os estudantes para a apresentação cívica seguirão pela Rua Magalhães de Almeida, em direção ao Centro Histórico, onde aguardarão o retorno dos alunos.

A partir das 8h, os estudantes que estarão perfilados na Rua do Egito, subirão a Avenida Dom Pedro II, a caminho do Palácio de La Ravardière, passando pela lateral da Catedral da Sé. A cerimônia de comemoração será realizada na cabeceira da Rua Montanha Russa, ao lado da sede da Prefeitura de São Luís. Após a cerimônia, os estudantes passarão em frente aos Palácios de La Ravardière e Palácio dos Leões, farão o retorno e descerão no sentido Reviver, onde vão finalizar o percurso. A estimativa é que o evento seja concluído por volta das 11h.

As ruas da Paz, na altura da Igreja de São João, Rua do Sol, no cruzamento com a 13 de maio, e Rua 7 de setembro sofrerão interdição por agentes, que orientarão quanto aos desvios, para facilitar o fluxo. Eles também vão acompanhar o trajeto do desfile, com uso de cones e intervenções, quando houver necessidade. A Rua do Egito e a Rampa Campos Melo são outras vias que serão isoladas para o evento. A equipe de monitoramento e fiscalização de trânsito para o desfile conta com 12 agentes, viaturas e motocicletas para apoio.

CORRIDA

Para a corrida de La Ravardière, também serão disponibilizados agentes de trânsito em ponto fixo que farão a interdição das vias próximas a Praça Dom Pedro II e agentes batedores de trânsito em motocicletas que farão o acompanhamento em todo o trajeto da corrida. A interdição da Avenida Dom Pedro II ocorrerá a partir das 6h para a concentração dos competidores, que sairão às 7h da Praça Dom Pedro II em direção a Avenida Litorânea. Agentes de Trânsito farão a interdição com cones na entrada da via e os condutores devem seguir pela Avenida Beira-Mar.

Devido ao grande percurso da corrida, as interdições nas vias que compreendem o trajeto do evento serão feitas de forma itinerante, ou seja, à medida que os competidores forem se aproximando das intercessões, os agentes batedores farão os bloqueios viários com as motocicletas, e consequentemente, a liberação do trânsito. Todo o trajeto será feito em somente uma das faixas de trânsito das avenidas.

A Corrida La Ravardière será dividida em dois percursos: 10 km e 5 km. Nos 10 km, o competidor percorrerá a cidade antiga a cidade nova, com largada na Praça Dom Pedro II, em frente à Prefeitura de São Luís, passando pela Ponte José Sarney (Ponte do São Francisco), e pelas Avenidas Marechal Castelo Branco, Ana Jansen e Holandeses (Ponta D’Areia), seguindo em direção a Praça do Pescador, local da linha de chegada. Na corrida de 5 km, a largada será na Praça do Pescador, dando a volta na Avenida Litorânea e retornando à Praça do Pescador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *