Lançamento dos Indicadores Sociais da Área Itaqui-Bacanga

Seminário_Lançamento_Indicadores_Sociais_itaqui-Bacanga_250913_foto Honório Moreira_J7794A Prefeitura de São Luís participou na manhã desta quarta-feira (25), na Associação Comercial do Maranhão, do Seminário de Lançamento dos Indicadores Sociais da Área Itaqui-Bacanga, organizado pelo Movimento Nossa São Luís e pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE-MA), em parceria com a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).

O diretor da Kairós Desenvolvimento Social, Élvis César Bonassa, responsável pela metodologia utilizada para a coleta e cruzamento de dados, expôs critérios de classificação e quais indicadores seriam levantados e analisados. Educação, Saúde, Moradia, Violência e Meio Ambiente figuram entre os destaques na construção do termômetro da área. O coordenador do Movimento Nossa São Luís, Daniel Madorra, atribuiu aos indicadores sociais gerados com a pesquisa a função de ferramenta para uso da gestão pública.

Os secretários municipais de Planejamento, José Cursino, de Meio Ambiente, Rodrigo Maia, da Criança e Assistência Social, Andréia Lauande, e o assessor especial da Prefeitura para Assuntos de Habitação, Geraldo Castro, elencaram as vantagens da criação de bancos de dados estatísticos para a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

“Toda pesquisa de caráter qualitativo, para mensurar gargalos e resultados de ações é válida, tendo em vista a prioridade que a gestão dá em executar com qualidade e firmeza propostas sólidas com aplicabilidade real e sustentável. A iniciativa do Movimento Nossa São Luís e do ICE repercutem a intenção comungada pela Prefeitura de São Luís, de uma gestão compartilhada e eficaz”, disse Geraldo Castro.

Castro lembrou que a redução dos aglomerados subnormais e das áreas de habitação precárias são metas da Prefeitura. “Nós precisamos considerar a relevância de tratar a região com respeito às necessidades específicas de cada bairro, embora estejam incorporados como uma única área. Sabemos que a habitação, como ela deve ser, é um desafio e temos trabalhado para além de diminuir o déficit habitacional, proporcionar moradias de qualidade à área Itaqui-Bacanga e a toda a cidade”, complementa. A área Itaqui-Bacanga representa mais de 200 mil habitantes em São Luís, correspondendo a 20% da população ludovicense.

De acordo com o Rodrigo Maia, a compilação de informações contribui com o modelo de gestão. “O monitoramento de indicadores nos fornece matéria-prima importante para definições de políticas públicas. A partir de dados de meio ambiente, de saúde e de educação, relativos ao Itaqui-Bacanga, as secretarias municipais têm um diagnóstico preciso e podem orientar o foco de atuação, com uma administração territorializada”, comenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *