Prefeitura anuncia programa Avança São Luís

edivaldoholandajrO prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) anuncia quarta-feira (4) o Programa Avança São Luís. O pacote de ações prevê obras a curto e médio prazo que serão executadas nos próximos 15 meses. A solenidade será realizada na Associação Comercial do Maranhão (ACM), localizada na Praça Benedito Leite, a partir das 9h. As 41 ações do Programa Avança São Luís beneficiarão toda a cidade e efetivarão a entrega de 230 produtos para a população da capital.

As iniciativas, de forte relevância estratégica, têm entregas previstas para 2013 e 2014. As ações nas diversas áreas de oferta de serviços públicos, como em educação, saúde, lazer e infraestrutura, têm foco nos principais problemas da cidade e nos maiores anseios da população.

“No primeiro momento nós tivemos a fase de organizar a casa, devido à situação que nós encontramos a Prefeitura. Ainda temos muitas dificuldades, mas Deus tem abençoado muito e dado condições para a fase de ação. Vamos lançar nosso plano de investimentos para este final de 2013 e o ano de 2014 com uma série de obras que começarão em São Luís”, disse o prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

As ações serão realizadas com recursos disponíveis na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2013/2014 ou mobilizáveis no período. Todos os investimentos poderão ser acompanhados pela população através da divulgação de informações periódicas sobre a evolução dos projetos e das metas. As informações também serão disponibilizadas em um portal construído especificamente para o Programa Avança São Luís, com a estruturação das obras de forma detalhada, com informações sobre metas, prazos e principais etapas.

Até o final deste ano, a meta da Prefeitura é que 23% das ações sejam entregues à população. Na área da saúde, o Programa Avança São Luís contempla ações como a construção, ampliação, reforma e eficientização de unidades e serviços de saúde. Na área da educação, está prevista a expansão das escolas da rede municipal. Existem também projetos que possibilitam a geração de emprego e melhorias na estrutura de feiras e mercados.

A assistência social também está entre as prioridades do Programa, com o reforço dos centros de referência, que anualmente atendem em média cerca de 50 mil pessoas. O setor de trânsito e transportes receberá investimentos para melhorar a oferta dos serviços oferecidos à população e a mobilidade urbana. Obras de infraestrutura também compõem o Programa, com a garantia do direito à moradia, ações de pavimentação, drenagem, recuperação e limpeza das vias. O Programa Avança São Luís traz também intervenções na área ambiental, lazer, voltadas para o desenvolvimento do setor turístico, Centro Histórico e cultura.

A proposta prevê ainda o lançamento de uma nova carteira de investimentos estratégicos, com foco em novas entregas para 2014/2016, que irão manter o estoque de investimentos em curso e assegurar o cumprimento das metas de governo.

 Planejamento

Uma das marcas da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior é o trabalho com foco no planejamento e resultados. Com esse perfil, nos primeiros oito meses de administração, a cidade já recebeu diversas ações em benefício da população. Entre as iniciativas, destaque para as reformas nos terminais de integração; ações de organização do trânsito, como exemplo da Avenida São Marçal, no bairro do João Paulo; a reestruturação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); entrega de 6.500 imóveis do Programa Minha Casa, Minha Vida; concessão de 700 títulos de propriedade de terra a famílias do bairro Coroadinho; a garantia do calendário escolar; reformas em 80 escolas; a valorização dos servidores; melhorias no sistema de limpeza e iluminação pública.

“Os problemas que temos são problemas de muitos anos atrás. Nossa gestão quer preparar São Luís para o futuro, com ações baseadas no planejamento. Quando assumimos, o primeiro passo foi estabelecer a Agenda Estratégica para os 120 primeiros dias de governo para reativar serviços essenciais. Nosso próximo passo é lançamento do Programa Avança São Luís como presente de aniversário para a nossa cidade e a nossa população”, reiterou o prefeito Edivaldo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *