Vereador propõe criação do Dia Municipal do Cooperativismo

Ricardo Diniz com integrantes da Companhia de Artesanato Mãos de Fadas, formada por 17 artesãs.

Ricardo Diniz com integrantes da Companhia de Artesanato Mãos de Fadas, formada por 17 artesãs.

O vereador Ricardo Diniz (PHS) apresentou nesta quarta-feira (11) na Câmara Municipal de São Luís, a proposta de criação do Dia Municipal do Cooperativismo. Além de acumular uma vivência de mais de oito anos no cooperativismo, o vereador Ricardo Diniz destaca que essa é uma das melhores formas de geração de renda e incentivo ao empreendedorismo. “Apoio a criação de cooperativas para dar oportunidades a quem quer crescer. Nosso intuito de criar o Dia Municipal do Cooperativismo é exatamente de valorizar essa classe, que só tem a somar com a nossa cidade, através do seu trabalho. Sabemos que o nordeste é a segunda região do Brasil que mais cresce em empreendimentos de cooperativismo”, relatou.

O cooperativismo tem se consolidado como fonte de renda e inserção social a um universo cada vez maior de pessoas. Os indicadores do Sistema OCB confirmam essa tendência. Em 2011, o total de associados às cooperativas ligadas à Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) passou dos 10 milhões, registrando um crescimento de 11% em relação ao ano anterior, quando foram contabilizados cerca de 9 milhões. Seguindo essa mesma linha, também foi observado crescimento no quadro de empregados, que fechou o último período em 296 mil, 9,3% a mais do que em 2010. Os dados fazem parte de um estudo da Gerência de Monitoramento e Desenvolvimento do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).O número de cooperativas ficou em 6.586, representando um decréscimo de 1% no comparativo a 2010.

Quando avaliada a quantidade de cooperativas, a região Sudeste aparece em primeiro lugar, com 2.349 empreendimentos e crescimento de 3% no comparativo ao ano anterior. Em seguida, está o Nordeste, com 1.738 e 1% de aumento. A região Sul aparece em terceiro lugar, com 1.050, mesmo tendo registrado 14% de diminuição no total de sociedades cooperativas no comparativo com 2010.

Com informações da Assessoria. 

1 pensou em “Vereador propõe criação do Dia Municipal do Cooperativismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *