Cleonice Freire deverá ser eleita hoje presidente do TJ

Desembargadora Cleonice Freire

Desembargadora Cleonice Freire

Hoje será conhecida a nova Mesa Diretora que comandará o Tribunal de Justiça do Maranhão pelos próximos dois anos. A eleição para a presidente, vice-presidente e corregedor-geral de Justiça para o biênio 2014-2015 será às 9h. A posse dos desembargadores eleitos será no dia 20 de dezembro. A articulação foi toda feita para que a desembargadora Cleonice Freire seja eleita a nova presidente do Judiciário maranhense. Nelma Sarney deverá ser eleita corregedora-geral de Justiça. A ex-presidente do TRE-MA,  Anildes Cruz, deverá ser eleita vice-presidente.

O Regimento do Tribunal não permite reeleição para os mesmos cargos. Ou seja, o atual presidente, desembargador Guerreiro Júnior, não poderá concorrer, assim como a desembargadora Maria dos Remédios Buna não poderá disputar a vice-presidência e o Cleones Cunha não concorre a corregedoria. A eleição se dará por votação secreta, dentre os membros mais antigos, em número correspondente ao dos cargos de direção.

O processo se dará da seguinte forma: para cada cargo será feita uma votação e considerado eleito o desembargador que obtiver a maioria absoluta dos votos dos presentes. Se nenhum dos magistrados obtiver a maioria absoluta, haverá nova votação entre os dois mais votados (uma espécie de segundo turno). Em caso de empate, será feita mais uma votação e, persistindo o empate, será considerado eleito o mais antigo.

Para eleição de cada cargo haverá cédula própria, na qual serão incluídos os nomes dos concorrentes por antiguidade em ordem decrescente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *