Prefeito Edivaldo anuncia obras voltadas às crianças

Maquete da creche na Cidade Operária.

Maquete da creche na Cidade Operária.

Três ações do programa “Avança São Luís” – direcionadas especificamente às crianças – serão iniciadas ainda este ano. O pacote de medidas anunciado esta semana pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior incrementa a meta do governo municipal em promover saúde e boa formação educacional às crianças e adolescentes. O anúncio engloba a construção da primeira maternidade municipal de grande porte, a ampliação e reforma do Hospital da Criança e a instalação de duas novas creches.

O hospital da Criança passará por mudanças. A unidade de saúde da rede municipal aumentará de 115 para 206 leitos disponíveis para internação, ou seja, mais de 91 novos leitos serão construídos, quase dobrando a quantidade de atendimento. Com a conclusão das obras, o HC ganhará também os primeiros 10 leitos para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), e um centro cirúrgico com quatro salas. O Hospital, construído em três pavimentos, contará com vinte e cinco enfermarias e disporá de exames como ultrassonografias e tomografias.

Maquete do novo hospital da Criança.

Maquete do novo hospital da Criança.

O início das obras está previsto para o mês de dezembro. Até lá, haverá a licitação da empresa responsável pela execução do projeto. O prazo para que a reforma e ampliação do HC estejam concluídas é de 18 meses.

A Semurh adotou um cronograma de execução dividido em duas etapas.

Na primeira etapa, serão executadas as obras de ampliação na parte externa do hospital. Logo em seguida, terão início as obras de reforma no prédio. Em algumas destas áreas serão feitas intervenções para atender as normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária.

Além da elaboração do projeto, equipes técnicas de engenheiros e arquitetos da Semurh fiscalizarão a execução dos trabalhos. “Este é mais um compromisso do prefeito Edivaldo Holanda Júnior que está sendo cumprido. A orientação dele é que busquemos a excelência na qualidade da estrutura do hospital”, ressalta o secretário Antonio Araújo.

 Creches

Ainda com o foco no bem estar das crianças da capital maranhense, a Prefeitura inicia em novembro a construção de duas das dez creches autorizadas pelo Ministério da Educação. As obras, que integram o “Programa Avança São Luís”, contemplam ainda outras quatro escolas de Ensino Fundamental para a cidade.

Um dos terrenos onde serão erguidas as creches está localizado no bairro da Cidade Operária na Avenida Leste Interna, ao lado da UEB Mata Roma, enquanto o outro está situado no Jardim América na Avenida Santa Clara. Cada creche conta com espaços como lactário, refeitório, rouparia, fraldário, sala de repouso, espaço para alimentação e solarium.

A estrutura das escolas de Ensino Fundamental engloba, além das salas de aula, ambiente de repouso, solarium, pátio coberto e um parquinho externo. As escolas terão capacidade para atender 432 estudantes por turno e as creches, mais de 100 crianças beneficiando um total de 3.450 alunos.

As creches beneficiarão 1.350 alunos e serão construídas na Cidade Operária, Turu/Chácara Brasil, Bequimão, Sacavém, Santa Clara, Recanto dos Vinhais, Recanto Verde, Residencial Paraíso e Vila Conceição. As escolas de Ensino Fundamental atenderão 2.100 alunos e estarão localizadas nas comunidades Turu/Chácara Brasil, Residencial Paraíso, Vila Vicente Fialho/ Vila Cruzado e Santa Bárbara.

Maternidade

Outra ação do “Avança São Luís” pensada para atender parturientes e recém-nascidos é a construção da primeira maternidade de grande porte da capital, que será localizada na Cidade Operária e tem 14 mil m² de área. Todo o projeto arquitetônico da maternidade está concluído e o complementar, referente à parte hidráulica e elétrica, está em fase de execução. O recurso, na ordem de R$ 25 milhões, já está pré-aprovado junto ao Ministério da Saúde. A maternidade terá 132 leitos, destes, 100 de internação, 20 de UTIs – 10 neonatais e 10 infantis e ocupará 6 mil m².

Ampliação do Hospital da Criança

Mais 91 novos leitos

UTI com 10 leitos

Centro Cirúrgico com quatro salas

20 leitos pós-cirúrgicos

21 leitos semi-intensivos

Brinquedoteca

Estacionamento para 150 veículos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *